Fale Conosco

Foi iniciado ontem, quinta-feira, dia 14, no auditório do Centro de Treinamento Marlene César, um treinamento sobre primeiros socorros direcionado a professores das creches e profissionais do apoio especializado (mães cuidadoras) que atuam nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Patos.

 

A ação acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Educacional Vera Cruz, e acontece em dois momentos, o primeiro que aconteceu ontem e o segundo momento que será na próxima quinta-feira, dia 21.

 

O encontro contou com participação massiva das professoras e das profissionais do apoio especializado, que lotaram o auditório em busca de conhecimentos que contribuirão diretamente com seu trabalho desenvolvido nas creches, seja na prevenção de pequenos acidentes, como também na realização dos primeiros socorros em caso de pequenos acidentes.

 

“Como professores de educação infantil e profissionais de apoio especializado que lidam diretamente com a criança no cotidiano da creche, nós temos que cuidar, não apenas educar, mas cuidar. O curso agrega o valor de a gente compreender como tratar um corte, uma pancada, uma queda, até mesmo um dentinho que já venha amolecido e caia na própria creche. Como a criança passa o dia sob os nossos cuidados é importante que saibamos tomar esses primeiros cuidados caso algo venha a ocorrer,” disse a coordenadora pedagógica das creches, Francineide Maria de Souto.

No primeiro módulo foram tratados os pequenos acidentes do dia a dia, como ferimentos abertos e fechados, intoxicação e queimaduras. O curso está sendo ministrado pela professora e enfermeira da UPA 24h, Alexia Ruana.

“A nossa idade de fazer essa parceria era a de levar esses conhecimentos que muitas vezes não estão na grade curricular da graduação desses profissionais. Quando se fala em primeiros socorros a gente já pensa na área da saúde, mas é preciso quebrar esse paradigma para que esses profissionais tenham essa visão de poder auxiliar. Nós começamos pelas creches, mas vamos estender para todas as escolas do município,” revelou o diretor do Instituto Educacional Vera Cruz, Emanuel Costa.

 

Fonte: Assessoria