Fale Conosco

O “Amazônia 1”, primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, entrará em órbita em fevereiro. Tudo indica que no dia 28 do próximo mês o satélite será lançado a partir da base de Shiharikota, na Índia, com a missão de monitorar o desmatamento e a atividade agropecuária no país, sobretudo no bioma amazônico.

Após trinta dias de atividades, a equipe técnica do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) concluiu as atividades de preparação exclusivas do satélite Amazonia 1. Nesse período, o satélite foi reintegrado e testado com sucesso para garantir o funcionamento das interfaces entre os módulos e seus subsistemas, além de sua funcionalidade geral.

A conclusão das atividades que envolvem o satélite se finda com a instalação e finalização das mantas térmicas, que fazem parte do controle térmico. Até o momento, todas as atividades planejadas estão sendo executadas conforme o cronograma e concluídas com sucesso; assim, o satélite segue seu caminho rumo ao lançamento.