Fale Conosco

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Durval Ferreira (PP), visita as dependências e o trabalho realizado no Hospital Napoleão Laureano, na manhã desta terça-feira (29). Ele foi recebido pelo diretor-geral da entidade, o cirurgião Péricles Serafim Júnior, e pelo presidente da Fundação que leva o nome do local, o médico Carneiro Arnaud. As três entidades vão comemorar em agosto o centenário do nascimento do médico Napoleão Laureano (1914-1951), patrono da CMJP e fundador do Hospital.

Durval Ferreira conheceu, além da infraestrutura, salas de tratamento, leitos e aparelhagem, o funcionamento do processo de atendimento na entidade, bem como a participação de voluntários que ajudam quem está em tratamento contra o câncer. Uma das coisas que mais lhe chamou a atenção foi saber que o atendimento aos conveniados a planos de saúde é o mesmo oferecido aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que a verba advinda do atendimento particular é revertida para o tratamento de quem não pode pagar, como explicou Péricles Serafim.

“Tenho muita alegria em conhecer um local com o porte de atendimento e tratamento do câncer como o Napoleão Laureano: são poucos os hospotais no Brasil que prezam pela humanização e pela qualidade do serviço, que é igual para todos. Sinto mais alegria ainda em ver pessoas com tanto amor, que dividem parte dele se dedicando aos outros, como percebi no Hospital. Não é fácil conseguir subsídios para a Saúde, uma das áreas mais necessitadas de apoio em nosso País. Acho que a população e principalmente os gestores, políticos e lideranças devem conhecer o Laureano e suas ações para que possamos dar mais visibilidade e investimentos a esta causa”, afirmou Durval Ferreira.

De acordo com Carneiro Arnaud, o Napoleão Laureano possui 720 funcionários, dentre os quais 96 médicos, e chega a realizar, em média, 30 mil procedimentos ao mês. Ao todo, 90% dos atendimentos são direcionados aos usuários do SUS.

O presidente da CMJP adiantou que em 21 de agosto o Legislativo Municipal vai comemorar, em sessão especial, o centenário do médico, vereador, presidente e patrono da CMJP, Napoleão Laureano. Durante a cerimônia, também será exibido um documentário sobre a vida de Napoleão Laureano.

“Será uma justa homenagem a um cidadão inspirador, que fundou a CMJP e lutou pelos acometidos pelo câncer em todo o Brasil. Na ocasião, vamos outorgar as Medalhas de Honra ao Mérito e Cidade de João Pessoa ao médico Carneiro Arnaud, pelo trabalho de extremo alcance social na Saúde desenvolvido na presidência da Fundação Napoleão Laureano”, adiantou Durval Ferreira.

De acordo com Carneiro Arnaud, as comemorações do centenário de Napoleão Laureano, além da Fundação, do Hospital e da CMJP, também contarão com a participação da Academia Paraibana de Medicina, da qual o homenageado também é patrono.

“Dentro das comemorações teremos a celebração de um culto ecumênico no Hospital Napoleão Laureano, celebrado pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e pelo pastor Estevam Fernandes. Haverá também o lançamento de um selo comemorativo ao centenário de Laureano e de uma revista – na qual um artigo de Durval Ferreira trata da vocação política do homenageado – dedicada a um dos paraibanos do século”, comentou Carneiro Arnaud.

Na programação ainda haverá a inauguração da galeria dos diretores presidentes do Hospital Napoleão Laureano; uma palestra com o jornalista Alexandre Garcia com o tema “Filantropia e Oncologia”, e serão entregues homenagens a personalidades da Paraíba. A Academia Paraibana de Medicina também realizará uma sessão especial.

“O Laureano pode ser considerado o hospital da vida. É uma alegria João Pessoa possuir um hospital de tamanha magnitude no tratamento do câncer. Destaco a importância do voluntariado e da participação da sociedade na contribuição com esse trabalho tão necessário à nossa população”, ressaltou Durval Ferreira.