Fale Conosco

De 21 a 27 de setembro deste ano aconteceu em todo o Brasil a campanha “Direito à Educação Inclusiva – Por uma escola e um mundo melhor para todos”, na 12° Semana de ação Mundial. Por isso, a prefeitura de Santa Rita, por meio da secretaria de educação, realizou durantes toda semana, atividades em 22 escolas do município, que atendem às crianças especiais. Na tarde de hoje, 29, houve o encerramento dessas atividades com um evento na Praça Getúlio Vargas, onde reuniu gestores, pais e alunos. 

Na ocasião, as crianças desfrutaram de diversos atrativos, como pula-pula, oficinas de pintura, barracas de lanches, um mini-campo de futebol improvisado e algumas fizeram apresentações artísticas de teatro e coral. A coordenadora de Divisão de Educação Especial, Aldenir Teotônio, falou que foram desenvolvidas atividades durante os dias 22 a 26 em escolas da zona rural e urbana que possuem salas multifuncionais, e que hoje, juntou todas essas escolas para inserir a família no ambiente escolar. “O objetivo é mostrar que seja na zona rural como na urbana, toda criança tem direito de estar junto sem desigualdades”, explicou a coordenadora Aldenir.

A mãe de um aluno especial portador de transtorno autista, dona Rosineide de Souza, comentou sobre essa iniciativa. Segundo ela, nunca tinha acontecido um evento como esse, o que a deixou bastante feliz. “Eu gostei muito. Essa gestão se preocupa muito com o povo, parece que é mais humana”, declarou.

A assistente social Jeane Carla, ressaltou a importância dessas ações para a sociedade. “É importante mostrar a sociedade o quanto eles são importantes, além de mostrar os direitos deles como cidadão”, disse Jeane que ainda finalizou “No final das contas, são diferentes, mas são iguais a todos nós. Pois cada um de nós tem nossas limitações, assim como eles”.