Fale Conosco

A gravidez é um estado de plenitude para as mulheres, mas requer muitos cuidados. Gestantes em situação de vulnerabilidade possuem muitas necessidades e pensando nisso a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), possui um programa de entrega de kits de enxovais para as futuras mães.

O kit é composto por colchão e lençóis de berço, cueiro, mosquiteiro, fraldas descartáveis e de tecido, roupinhas para o bebê, banheira, produtos de higiene e toalhinha de banho, entre outros itens. Os enxovais são adquiridos com recursos próprios da PMJP.

Nesta terça-feira (30), foram entregues kits para as grávidas cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros de Mangabeira, São José, Cristo e Valentina. A ação é fruto dos grupos de acompanhamento e direção desenvolvidos por esta gestão, através do Balcão de Direitos.

Alessandra dos Santos, de 25 anos, grávida de oito meses, disse que ela e o marido estão desempregados e não tiveram condições de fazer muitos preparativos. “Eu ganhei umas roupinhas, mas infelizmente não pude comprar nada para o meu filho. Graças à Prefeitura, ele vai ter onde dormir, ter as coisinhas dele.”, afirmou.

“A entrega desses kits é muito importante neste primeiro momento das mães, pois na maioria das vezes elas não têm condições de comprar as necessidades básicas para o conforto do bebê que vai chegar”, disse Maísa Cartaxo, primeira-dama da Capital.

Critérios – Para ter direito ao benefício, as mães precisam ser encaminhadas por qualquer um dos 11 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Capital. Elas devem atender aos critérios de vulnerabilidade social e estarem sob acompanhamento da Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região, sendo detentora do cartão da gestante. Os enxovais são entregues pelo Balcão de Direitos, ligado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes).

Fonte: Assessoria