Fale Conosco

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai iniciar, na próxima semana, uma operação para o transplante de árvores localizadas na Avenida Beira Rio. O trecho delimitado para o trabalho é o mesmo onde serão construídas as pontes sobre o Rio Jaguaribe, próximo à rotatória que dá acesso ao Altiplano e ao Cabo Branco.

Ao todo, poderão ser transplantadas 39 árvores em três etapas. Na primeira, prevista para a próxima semana, serão retiradas 12 plantas consideradas jovens, com média de dois anos de idade e até 3 metros de altura. Elas serão plantadas na própria avenida, na altura da Rua Vandick Filgueiras. Entre as espécies de árvores jovens estão sibipirunas, ipês e pau ferro.

A segunda etapa inclui 15 árvores adultas, algumas com mais de 35 anos de idade. No caso delas, devido ao porte elevado, a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) está fazendo estudos de viabilidade do transporte. A ideia é fazer um levantamento das áreas mais adequadas para recebê-las, bem como as técnicas mais adequadas para garantir a saúde das plantas.

A terceira etapa é também a mais delicada. Neste grupo estão árvores adultas cujas análises preliminares apontaram problemas de saúde. Ao todo, foi detectado que 12 foram atacadas por cupim e fungo. O trabalho, no caso delas, exigirá um maior cuidado durante o processo de transporte e no acompanhamento após o transplante.

O trabalho de monitoramento está sendo feito com a participação de jardineiros, engenheiros agrônomos, biólogos e técnicos ambientais. Eles estão fazendo estudos fitossanitários das árvores, checando se estão com fungos, cupins, medindo e verificando as condições dos troncos.

Segundo a Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, de janeiro a setembro de 2014 a Prefeitura de João Pessoa promoveu o plantio e a distribuição de 13.822 mudas de árvores nativas. Essas mudas foram plantadas em escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), postos de saúde, canteiros de ruas e avenidas e ainda em áreas degradadas e margens de rios da cidade.

Secom-PMJP