Fale Conosco

Devido a crescente contaminação pelo novo coronavírus e suas variantes e a possibilidade de colapso hospitalar nas redes pública e privada da capital, a Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Governo do Estado está ampliando o número de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Nesta semana, o aumento de leitos para casos graves foi de 77 para 114, com perspectiva de alcançar 131 na próxima semana, chegando aos 150 leitos posteriormente.

Esta semana, a Rede Municipal de Saúde receberá 70 novos respiradores e ganhará novas equipes a partir da próxima segunda-feira (22), para ampliar a assistência aos pacientes de covid-19. Duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) serão exclusivas para quem estiver com a doença ou sob suspeita de infecção – nos bairros Jardim Oceania e Bancários.

As novas medidas foram definidas neste sábado (20) pelo Comitê Intersetorial Covid-19, formado por representantes da Prefeitura e do Governo do Estado. Até a última quinta-feira (18), já foram registrados 46.542 casos em João Pessoa. Os bairros mais afetados são: Mangabeira (4.483), Cristo Redentor (2.254), Manaíra (2.247), Valentina (2.100) e Gramame (1.904).

A secretária executiva de Saúde, Rossana Dias, alerta: “O aumento da ocupação dos leitos hospitalares é um alerta para a necessidade de as pessoas ajudarem, obedecendo os protocolos de distanciamento social”. Fernando Chagas, que integra o Comitê Covid-19, destaca que houve um relaxamento por parte da população das medidas de prevenção à doença. “Precisamos nos cuidar, usar máscaras, higienizar as mãos e evitar aglomerações”, destacou, enfatizando a real possibilidade de casos por vírus mutantes, que são mais transmissíveis e mais graves, exigindo maior tempo de recuperação, aumentado assim a mortalidade.

Ampliação da rede de saúde

A ampliação do número de leitos também conta com parceria do Hospital Universitário Lauro Wanderley. A Prefeitura vai receber mais 70 respiradores para equipar as UTIs, até a próxima quarta-feira (24). Os equipamentos foram disponibilizados após ação direta do prefeito Cícero Lucena junto ao Ministério da Saúde.

Tele+Saúde

A partir desta segunda-feira (22), o atendimento do Tele+Saúde será ampliado. O funcionamento do serviço de assistência para casos suspeitos de Covid-19 será das 7h às 11h e das 12h às 22h, pelo telefone 3218-9214. Para ser atendido, o usuário deve ter em mãos documento de identidade e o cartão do SUS. Neste serviço, o médico, fará a avaliação do quadro clínico a partir do que for relatado.