Fale Conosco

A segunda edição da Feira Municipal do Trabalho começa nesta terça-feira (28), às 9h, no Ponto de Cem Réis, proporcionando à população empreendedorismo, capacitação, acesso ao emprego e orientação sobre saúde e segurança do trabalhador. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, fará a abertura do evento, que segue até a quarta-feira (29) com uma extensa programação em comemoração ao 1º de maio, Dia do Trabalhador.
 
“Vamos homenagear a todos os trabalhadores de João Pessoa com uma programação especial voltada para eles”, resumiu o prefeito Luciano Cartaxo. “Temos desenvolvido diversas ações voltadas para o trabalho e para a geração de renda e vamos unir todas elas e somar novas iniciativas para que nossa política de estímulo à economia possa render resultados ainda mais eficientes”, completou.
 
O evento terá oficinas sobre temas diversos, a exemplo de logística, gastronomia, educação ambiental, automação pneumática, marketing pessoal e produção de eventos, entre outros. Ainda há vagas para todas, com exceção das de beleza – corte e escova e embelezamento das mãos – ministradas pelo Senac.
 
“Nosso evento conta com quatro bases. Faremos as capacitações, que são interessantes principalmente para quem está fora do mercado de trabalho, a intermediação ao emprego, por meio do Sine-JP, e daremos orientações sobre segurança do trabalhador para evitar os acidentes. Outro ponto importante é o empreendedorismo, com o Banco Cidadão, que estará fazendo inscrições no programa de microcrédito”, explicou o secretário do Trabalho, Diego Tavares.
 
Até esta segunda-feira (27), as inscrições estão sendo realizadas no Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro. Com o início do evento, as inscrições serão feitas no Ponto de Cem Réis, antes da realização das oficinas, que começam às 9h e às 14h.
 
Documentação – Para fazer o cadastro no Sine-JP e concorrer às oportunidades de emprego, é preciso que o trabalhador esteja de posse de RG, CPF, currículo e Carteira de Trabalho.
 
Já para se inscrever no Banco Cidadão, que concede crédito de até dez salários mínimos para quem quer abrir ou ampliar um negócio, a documentação é xerox e original de RG, CPF e comprovante de residência atualizado (mês atual ou seis meses anteriores).
 
Artesanato – Outro destaque do evento é o artesanato. O projeto João Pessoa Artesã vai expor as biojoias produzidas pelo grupo Sereias da Penha, que participou do desfile do estilista Ronaldo Fraga, este mês, na São Paulo Fashion Week. Também participa do evento um grupo de 140 artesãs da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) com a II Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável.
 
Outros serviços – A Feira Municipal do Trabalho oferecerá diversos serviços à população. Confira a lista:
 
Emissão de Carteira de Identidade – IPC (Governo do Estado);
Emissão de Carteira de Trabalho – Superintendência Regional do Trabalho (Ministério do Trabalho e Emprego);
Inscrição no Cadastro Único – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes);
Inscrição no programa Minha Casa, Minha Vida – Secretaria Municipal de Habitação (Semhab);
Emissão do cartão do SUS, orientações de saúde, aferição de pressão, teste com monoxímetro, orientação sobre higiene bucal e prevenção do câncer de boca – Secretaria Municipal de Saúde (SMS);
Orientações sobre saúde do trabalhador – Cerest regional-JP e estadual – PB;
Orientações sobre direitos previdenciários, perícia médica, assistência social e reabilitação – INSS;
Informações sobre formalização e abertura de microempresa – Sebrae.
 
Confira a programação completa do evento:
 
Dia 28 (terça-feira)
8h – Credenciamento dos participantes
9h – Auditório: Abertura da Feira
                  
Manhã: 9h
Sala 01: Talento adaptável: empreendendo sua carreira – ABRH-PB
Sala 02: Produção de Moda – Unipê
Sala 03: Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável – Sest/ Senat
Sala 04: Gestão de logística – Senai Bayeux – direcionada à construção civil, com apresentação da NR18 e NBR 12284.
Sala 05: Práticas gerenciais com foco em resultados – Sebrae
 
Tarde: 14h
Auditório: Trabalho como forma de inclusão social na economia solidária.
 
Sala 01: SEI Crescer – Sebrae (O SEI é o conjunto de soluções do Sebrae para a capacitação do microempreendedor individual).
Sala 02: Técnicas de oratória: arte de falar em público – Sebrae
Sala 03: Gastronomia: do tradicional às novas tecnologias – FPB
Sala 04: Técnicas básicas sobre segurança do trabalho – Senai Bayeux – vivenciar experiências práticas à luz da teoria sobre segurança no trabalho.
Sala 05: Tecnologia e oportunidades – Unipê
 
Dia 29/04 (quarta-feira)
 
Manhã: 9h
Sala 01: Gestão de pessoas com foco em resultados – ABRH-PB
Sala 02: Produção e gestão de eventos – IFPB
Sala 03: Cuidador de idoso: uma profissão em ascensão – Escola técnica de Saúde – UFPB – Aspectos legais e mercado de trabalho. Cuidados práticos com a saúde do idoso.
Sala 04: Automação pneumática – Senai JP – Conhecimento de sistema movido a ar comprimido.
Sala 05: Marketing pessoal – Unipê
 
Tarde: 14h
Auditório: Audiência pública em memória das vítimas de acidente de trabalho
 
Sala 01: Case de sucesso na Comunidade Chã Jardim. A comunidade de Chã Jardim mostra aos visitantes a importância de praticar o turismo sustentável, preservando o meio ambiente e as tradições culturais.  
Sala 02: Navegar com segurança na internet – IFPB
Sala 03: Saúde e qualidade de vida: Ferramentas indispensáveis para as ações do trabalhador – Escola técnica de Saúde – UFPB – vivenciar de forma prática a anatomia morfofuncional do trabalhador, epidemiologia das patologias laborais, ergonomia e relações com as atividades laborais.
Sala 04: Novas regras do seguro-desemprego – SRTE (TEM) – Atualizar as empresas em relação às últimas mudanças do seguro-desemprego, o empregador Web e as regras de encaminhamento do Sine-JP através da IMO.
Sala 05: O condutor de veículos de emergência: transportando vidas com segurança – Sest/ Senat