Fale Conosco

Mangabeira VII foi o segundo bairro da Capital a receber o novo modelo padrão de educação infantil promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na manhã desta segunda-feira (4), o prefeito Luciano Cartaxo, junto à primeira-dama, Maísa Cartaxo, entregou à comunidade o Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Rebeca Cristina, que conta com estrutura diferenciada para garantir a melhor qualidade no início da vida escolar de crianças com até três anos. O ato faz parte do calendário de inaugurações pelos 429 anos de fundação da capital paraibana.

O equipamento conta com quatro salas de aula climatizadas, todas com banheiro e chuveiro elétrico e uma área para banho de sol, sala multiuso e de informática, com notebooks de softwares voltados para atividades infantis, anfiteatro infantil, playground, administração, almoxarifado, sala de professores, repouso, fraldário, pátio coberto, refeitório, copa, lactário, vestiários e lavanderia.

As mães do bairro participaram da entrega do equipamento e já fazem planos para a matrícula dos filhos. “Achei tudo muito lindo e quero que meu filho fique aqui porque sei que ele vai ser bem cuidado e eu vou poder trabalhar tranquila. Toda mãe tem esse sonho e agora vou poder realizar”, afirmou Paloma Raquel, de 26 anos, mãe de Matheus, de apenas sete meses.

Quem também aprovou as instalações foi Maria Alice do Nascimento, de 19 anos, que procurava ondematricular a filha Rhianna Vitória, de dois anos. “Gostei muito daqui. Achei tudo muito bonito e organizado, e vou buscar uma vaga pra ela para que eu possa trabalhar e ganhar o nosso dinheiro”, afirmou.

Qualidade – “Este é um ambiente pensado com muita qualidade para atender ao conforto e às necessidades das crianças em seu primeiro contato com a escola”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “O Crei tem as condições ideais para receber as crianças durante todo o dia, com a oferta de cinco refeições diárias. Vamos trabalhar cada vez mais para garantir um novo padrão na educação infantil de João Pessoa”, complementou.

O secretário municipal da Educação, Luiz de Sousa Júnior, destacou a importância de a criança ser inserida no processo educacional em um ambiente pensado de acordo com suas necessidades. “A atitude do prefeito, de iniciar essa comemoração dos 429 anos com um ato na educação mostra o compromisso e a prioridade que a Prefeitura possui com o crescimento e o desenvolvimento de nossas crianças”, afirmou.

Estrutura – Com uma área de 1.575 metros quadrados (m²), o novo Crei vai garantir o acesso de 60 crianças, na faixa etária que vai de zero a três anos de idade. Serão atendidas 20 crianças com três anos, 16 com idade de um a dois anos, 16 com dois anos e oito bebês na faixa de zero a um ano.

A unidade vai contar com 28 funcionários, entre berçaristas, lavadeiras, professores, monitores, cozinheiros, auxiliar de serviços, vigilante, técnico em pedagogia e auxiliar de secretaria, que terão as atividades monitoradas durante 24 horas, garantindo mais segurança para as crianças e funcionários.

O espaço teve investimento de cerca de R$ 1,66 milhão para construção e acabamento, além de R$ 83 mil para compra de equipamentos e mobília, financiados com recursos próprios da PMJP. Os recursos são provenientes do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Governo Federal.

Homenagem – Como forma de um grito de alerta e demonstração de identidade com a proteção da criança e do adolescente, o Crei leva o nome de Rebeca Cristina Alves Simões, 15 anos, que estudou na creche Jaciara Felino. A menina foi assassinada no dia 11 de julho de 2011, quando se dirigia para o Colégio da Polícia Militar, em Mangabeira, onde cursava o Ensino Fundamental.

A mãe de Rebeca, Vânia Tereza Cristina, participou do evento de inauguração e agradeceu ao Município pela homenagem prestada à sua filha. “Essa é uma forma de lembrarmos de Rebeca e de não deixar que a sociedade esqueça do crime brutal que a tirou ne nós. Ficamos muito comovidos em ver seu nome eternizado nesse Crei”, declarou.

Matrículas – As matrículas para o Crei Rebeca Cristina serão abertas na próxima quarta-feira (6), a partir das 8h. Os interessados deverão levar o cartão do SUS e de vacinação da criança, registro de nascimento, comprovante de residência, CPF e identidade do pai ou da mãe e o cartão do Bolsa Família para as famílias cadastradas no programa.

Secom-JP