Fale Conosco

O município de Patos recebeu a confirmação da adesão ao Selo UNICEF edição 2017-2020, e hoje, terça-feira, dia 26, a comissão do Selo, esteve reunida com o prefeito de Patos Dinaldinho Wanderley apresentando as metas previstas pelo Selo, e as ações estratégicas que precisam ser articuladas para a melhoria dos indicadores de impacto social.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que visa estimular os municípios a implementarem políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“O município de Patos concorreu ao Selo em gestões passadas, mas nunca houve uma vontade real de que esse selo viesse para a cidade. O Selo acontece a cada quatro anos e existem várias metas para serem cumpridas, e muitas delas dependem da prefeitura e nós faremos a nossa parte para que o município receba o Selo. Essa foi a primeira reunião entre nós e a comissão e já temos uma próxima agendada para o dia 08 de janeiro e em janeiro também já teremos ações do Selo,” informou o prefeito Dinaldinho.

A comissão do Selo em Patos é formada pela articuladora do Selo, Ana Kássia Guedes, pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Joana Darc Barbosa, a vice do CMDCA, Ilva Lacerda e o mobilizador do NUCA, Akson Bruno.

“Nós precisamos iniciar janeiro com diversas ações. Essa foi a primeira reunião da comissão,  e já marcamos uma próxima com as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, para que possamos articular ações ligadas ao Selo. E precisamos do aval do prefeito para que as portas das secretarias, não só essas, mas todas estejam de portas abertas para que a articuladora e o mobilizador possam trabalhar de forma mais livre no recolhimento de dados e informações que vão respaldar as ações,” disse a presidente do CMDCA, Joana Darc Barboza.

Após a adesão, o município se compromete com um conjunto de responsabilidades que fazem parte da metodologia do Selo, que incluem ações estratégicas que o município precisa realizar, no tocante à melhoria dos Indicadores de Impacto Social referentes aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Para tanto, já foi articulada uma próxima reunião que acontecerá no dia 08 de janeiro de 2018, e envolverá as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, comissão do Selo e prefeito para tratar das metas do Selo.

 

Fonte: Assessoria