Fale Conosco

Em plenária que aconteceu na noite desta quarta-feira, (23/08), no Centro Social Urbano – CSU, no bairro do Jatobá, o prefeito Dinaldinho Wanderley, junto com representantes do Conselho Municipal de Saúde, da União das Associações Comunitárias de Patos e Região (UAC-PR), do Conselho Distrital, representantes de bairros e população em geral, discutiram e aprovaram, por unanimidade, o projeto que muda de finalidade a obra inacabada da UPA Regional do Jatobá para o Centro de Especialidades que irá beneficiar, principalmente, os moradores daquela parte da cidade. 

A decisão foi amplamente discutida, quando os moradores puderam ouvir as justificativas por parte da gestão e emitiram suas opiniões, chegando a um acordo unânime.

 O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento, comentou a importância desse tipo de ação para a comunidade. “Saímos daqui felizes com uma plenária onde a população, juntamente com o prefeito Dinaldinho, resolveu a questão principal que é a finalidade da UPA inacabada em um Centro de Especialidades. Um momento em que a população pôde participar da decisão e dar sugestões e tirar suas dúvidas sobre o assunto”, disse.

Já o presidente do Conselho Distrital de Saúde, João Bosco Valadares, falou que o evento é o marco da democracia onde a população participa da construção do SUS. “O que vejo aqui é o SUS sendo feito pela comunidade e a gestão. Isso é uma evolução, pois está sendo dado cidadania  à população da Zona Sul e garantindo a eles que eles terão um serviço público de saúde humanizado”, enfatizou. 

O prefeito Dinaldinho Wanderley comentou que essa gestão tem como prioridade o contato e a participação do povo. “Estou satisfeito com a presença da população que veio pra cá e discutiu, tirou suas dúvidas, trouxe as suas demandas e lançou as sugestões. Puderam ver que nem tudo que sai na mídia é a realidade e ficaram satisfeitos com o nosso encaminhamento. Prova disso foi a aprovação do projeto por unanimidade”, ressaltou. 

O Centro de Especialidades contará com 17 especialidades, disponibilizando para a população serviços como: Tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom com Doppler, endoscopia, neurologia, oftalmologia com tratamento de glaucoma, realização de cirurgias ambulatoriais além de uma séria de outros atendimentos. Além destes benefícios o prefeito ainda anunciou outros serviços para a população da Zona Sul da cidade, como uma base descentralizada do SAMU, atendimento do PA Maria Marques.