Fale Conosco

Agentes em pontos estratégicos orientando condutores ou fazendo o bloqueio ou liberação das vias, aumento da frota de ônibus e mudanças de locais de embarque e desembarque dos coletivos. Essas são algumas das ações executadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) dentro do plano de mobilidade traçado para o desfile das Muriçocas do Miramar, que ocorre nesta quarta-feira (22).

O plano começa a ser executado a partir das 14h, quando batedores em motocicletas vão conduzir o comboio de trios elétricos ao local onde ficarão estacionados na Avenida Epitácio Pessoa. Às 15h, 95 agentes da Semob já estarão distribuídos nos pontos fixos de bloqueio definidos pela Diretoria de Operações (Diope) e em viaturas para monitorar o fluxo de veículos em toda a extensão da Via Folia, bem como no entorno da Praça Tito Silva, realizando os bloqueios viários necessários à segurança dos pedestres.

Para garantir o menor transtorno possível ao trânsito, a Semob irá trabalhar com sistema de bloqueios gradativos, já realizado em outros eventos de grande. Estes serão feitos apenas à medida que cada trecho passar a ter o aumento do número de foliões, objetivando garantir a segurança dos pedestres.

O primeiro bloqueio, que será parcial (meia pista), ocorrerá por volta das 15h para garantir o espaço necessário ao estacionamento dos trios elétricos na Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia), entre a Avenida Wandick Filgueiras e a Rua Tito Silva. Com isso, apenas a faixa da esquerda da Epitácio Pessoa ficará liberada para o tráfego, que deve ser feito em velocidade moderada. O ideal é que os condutores utilizem as vias paralelas como alternativas para o seu deslocamento.

Concentração – Todo o entorno da concentração do bloco será bloqueado para o tráfego de veículos a partir das 17h. As vias são: Rua Tito Silva, Praça das Muriçocas e Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia). Os carros que vêm do Castelo Branco serão desviados pelas ruas Dr. Hermance Paiva e Padre Ayres, próximo à Praça das Muriçocas. Entre 18h e 19h, a Avenida Epitácio Pessoa (sentido praia-Centro), entre as ruas Giácomo Porto e João Domingos, também será bloqueada. Com o aumento do fluxo de foliões, o bloqueio da avenida se estenderá até a Avenida Paulino Pinto (ao lado do Mc Donalds), nos dois sentidos.

O penúltimo estágio do bloqueio será a interdição total da Avenida Epitácio Pessoa, sendo permitido apenas o seu cruzamento pela Avenida Professora Maria Sales (sentido Tambaú/Cabo Branco) e Avenida Marcionila da Conceição (sentido Cabo Branco/Tambaú). Com o início do deslocamento do bloco, previsto para 21h, vai ser feito o último bloqueio, que ocorrerá com o isolamento total da Via Folia, incluindo os cruzamentos.

A Rua Angelina Baltar (Rua do Capim), ao lado do supermercado Pão de Açúcar, será bloqueada para o tráfego de veículos, servindo de estacionamento para viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Semob, Guarda Municipal e demais órgãos envolvidos no evento. Isso ocorre porque os postos de comando e atendimento serão montados no estacionamento desse supermercado.

Acessos alternativos – A Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) é a opção para quem estiver no Cabo Branco e quer chegar aos bairros Tambaú, Manaíra e Bessa, acessando a Rua Maria Caetano F. Lima (Rua do Moriah Shopping), chegando à Epitácio Pessoa e depois seguindo pela Ruy Carneiro até o destino desejado.

A Avenida Ruy Carneiro é o acesso para quem está em Tambaú e deseja ir ao Cabo Branco ou Altiplano, subindo a avenida até a Epitácio Pessoa, entrando à direita na João Vieira Carneiro (após a Hyundai), à esquerda na Desportista Aurélio Rocha (ao lado do Grupamento de Engenharia), à direita na Wandick Filgueiras (por trás do Espaço Cultural) até chegar à Beira Rio.

Montagem do palco – Na noite desta terça-feira (21) será montado o palco na Rua Tito Silva (Praça das Muriçocas). Para isso, o trânsito será desviado, no sentido Epitácio Pessoa/Castelo Branco, pela Avenida Carlos de Barros (paralela), retornando a Tito Silva pela Rua Edivaldo Wanderley. Também serão montados tablados ao longo da Avenida Epitácio Pessoa durante a madrugada da quarta-feira (22), fazendo com que uma das faixas de rolamento do sentido praia/Centro fique obstruída nesses trechos.

Transporte coletivo – As linhas do Tetéu serão reforçadas em duas viagens, entre 1h30 e 2h30 da madrugada da quinta-feira (23). São elas: 101 – Grotão; 104 – Bairro das Indústrias; 118 – Valentina-Paratibe – Mussumago; 2303 e 3203 – Mangabeira VII; 301 – Mangabeira; 504 – Mandacaru; 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; 1500 – Circular e 5100 – Circular. A linha 601 – Bessa também vai operar no Tetéu.

Ainda serão reforçadas com duas viagens após a meia-noite as linhas 204 – Cristo; 302 – Mangabeira/CidadeVerde; 701 – Alto do Mateus; 505 – Bairro dos Ipês; 116 – Colinas; 2300 – Circular e 3200 – Circular (estas partindo do Terminal de Integração do Varadouro). Já as linhas 5600 – Mangabeira/Shopping; 5603 – Mangabeira/Shopping; 5605 – Mangabeira/Shopping; 510 – Tambaú; 513 – Bessa e 507 – Cabo Branco terão reforço durante todo o evento.

Itinerário – A partir das 17h, com o início da movimentação do trânsito no entorno da concentração do bloco, as linhas que trafegam no sentido Castelo Branco/Epitácio (bairro/Centro) seguirão pela Presidente Castelo Branco, Rua Tito Silva, Miguel Lisboa, Domingos Mororó, Avenida Beira Rio, Maria Caetano F. Lima (Shopping Moriah) até a Epitácio Pessoa.

No sentido Centro/bairro com destino ao Castelo Branco e bairros da Zona Sul, os ônibus circularão pelas ruas João Domingos, Dr. José Liberato, Tito Silva, seguindo itinerário normal. Os ônibus da linha 507 (Cabo Branco), dependendo do horário, terão seus desvios feitos pela Avenida Ruy Carneiro, Professora Maria Sales, Juiz Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco (antes do bloqueio total da Epitácio) e Wandick Filgueiras (após o bloqueio total da Epitácio) para acessar a Beira Rio em direção ao Cabo Branco.

As linhas para Tambaú, sentido Centro/bairro, farão o seguinte itinerário: Ruy Carneiro, Avenida Nego, Nossa Senhora dos Navegantes e, após, seguindo o itinerário normal. O ponto de ônibus da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Professora Maria Sales será desativado, temporariamente, enquanto a Epitácio Pessoa estiver tomada pelos foliões. Os passageiros deverão se deslocar para a Avenida Professora Maria Sales, cruzamento com a Helena Meira Lima. Já os usuários que desejarem pegar a linha Cabo Branco poderão embarcar na Avenida Marcionila da Conceição.

Para informações ou reclamações, a população pode ligar para o 0800 281 1518, 3218 -9310 ou 3218- 9311.