Paraíba

PMJP abre programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), abriu na manhã desta segunda-feira (13), no auditório do Paço Municipal, a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marcado no dia 18 de maio. Serão desenvolvidas várias ações de conscientização e sensibilização da população em geral sobre o tema em pontos estratégicos da cidade até o dia 23 deste mês.

“A prefeitura antecipou a data e deu o pontapé inicial para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nós chamamos todos os parceiros importantes nessa luta. Temos representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público (MPPB), dos Conselhos Tutelares, entre outros, além de todos os nossos coordenadores e diretores para atuarem nesse enfretamento. Teremos uma programação cheia, com várias ações de conscientização e sensibilização da população sobre o tema. Estamos no século XXI e ainda precisamos fazer mobilizações como esta, o que não deveria mais ser necessário”, explicou o secretário da Sedes, Diego Tavares.

Segundo a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB, Michelle Ferrari, a parceira com a PMJP só contribui de forma positiva no enfretamento às violências contra a criança e o adolescente. “Nossa comissão trabalha em parceria com a rede de proteção dessas vítimas, que constitui o sistema de garantias de público. Tudo isso envolve um trabalho conjunto de ações voltadas para proteção, além da educação da sociedade em si sobre as formas de violência, os meios para que isso seja cessado, o fluxo de atendimento que existe atualmente bem como os portais de atendimento a essas vítimas e seus familiares, portanto, toda parceria contribui para a causa”, destacou.

“A iniciativa da Prefeitura é de grande importância e tem grande poder de mobilizar a sociedade em geral. O trabalho de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes tem que ser desenvolvido todos os dias, porém, foi instituído o 18 de maio para que sensibilizássemos toda a sociedade, já que este deve ser um dever de toda a população e um direito das crianças e adolescentes. O lançamento da prefeitura do Disque 156, também foi um importante canal para denúncia das vitímas”, ressaltou a conselheira do Conselho Tutelar do Bairro do Cristo, Anielle Ribeiro de Moraes.

A programação será desenvolvida para chamar a atenção para o grande índice de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil, sendo composta por atividades lúdicas educativas internas e externas, envolvendo crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Confira a programação completa:

Terça-feira (14/05)

6h às 9h – Campanha Rede nos Trilhos – CBTU

13h30 às 15h – Roda de Diálogo com crianças sobre violência sexual contra criança e adolescentes. Local – Centro de Inclusão – Equipe PETI;

Quarta (15/05) – Oficinas alusivas ao Dia 18 de Maio – Local – Creas II – manhã e tarde; Creas I – apenas tarde;

Quinta (16/05) – Roda de Diálogo com as famílias sobre o tema – Centro de Inclusão – 8h às 10h, Centro de Inclusão;

Sexta (17/05)

Plantação simbólica de margaridas produzidas nas oficinas realizadas nos CRAS/SCFV no anel interno do Parque da Lagoa, no dia da Mobilização de Rua;

Ações Integradas com a Rede: Protagonismo Grotão/SCFV/Mangabeira; Infância Ato Simbólico;

Oficinas Margaridas – Sensibilização e panfletagens (20 pessoas da Básica)

Sábado (18/05) – Sabadinho Bom, das 13h às 15h;

Domingo (19/05) – Casa da Pólvora – 16h às 18h;

Terça (21/05) – Atividade alusiva à Semana do Bebê – Local – Creas I e IV – manhã e tarde;

Quarta (22/05) – Oficinas manhã e tarde – locais – MSE/PAEFI – local Creas III – manhã;

Quinta (23/05) – Atividade alusiva à Semana do Bebê – manhã – Local – Creas III.

Tags: Tags: