Fale Conosco

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, e a secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, entregaram na manhã desta segunda-feira, 27, a reforma e ampliação da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Raimundo Carneiro, localizada no bairro do Pedregal, que também recebeu uma nova equipe de Saúde Bucal, a 41ª do município e a 30ª implantada somente na atual administração. Quando o prefeito assumiu, em 2005, havia 11 equipes no município e 10 estavam funcionando normalmente. Veneziano também anunciou, para o próximo mês, a implantação do Laboratório do Povo, que vai agilizar a entrega de exames laboratoriais básicos para a população. Somente na UBSF Raimundo Carneiro, onde atuam duas equipes do Saúde da Família, foram investidos mais de R$ 50 mil. Outra unidade reformada no bairro do Pedregal foi a UBSF Adalberto César. 

A vice-presidente da SAB e presidente do Clube de Mães do Pedregal, Terezinha Fragoso, falou em nome dos moradores do bairro que estavam presentes à solenidade e agradeceu pela reforma e pela implantação da equipe de Saúde Bucal, que era uma grande necessidade da população. O diretor de Atenção à Saúde, Márcio Rocha fez um breve histórico da situação do Saúde da Família, que de 1994 até 2005, teve 50 equipes implantadas e quando o prefeito Veneziano assumiu, apenas 30 funcionavam. Além de implantar 42 novas equipes, o prefeito implantou 30 equipes de Saúde Bucal, inclusive no Pedregal, que foi uma das primeiras implantadas na cidade, mas não possuía atendimento odontológico. “Por tudo isso, afirmou que esta é a maior gestão de saúde pública que Campina Grande já viu”, disse Márcio Rocha.

A secretária Tatiana Medeiros, convidou o público e as autoridades presentes a participarem do calendário de inaugurações da saúde, que inclui a entrega de reformas, ampliações e novos serviços, além das inaugurações da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente. “Com obras como esta, o prefeito Veneziano está respeitando o cidadão campinense e o servidor público”, disse a secretária de Saúde, citando ainda a realização de concursos públicos, contratação dos aprovados e implantação do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração). 

Sobre a reforma das unidades de saúde, o prefeito Veneziano falou que “a mesma prefeitura que faz também sabe manter”. Ele ainda citou a pavimentação de ruas e a construção da Cozinha Comunitária do bairro, que antes era chamado de favela. Outros dois bairros também serão contemplados com Cozinhas Comunitárias que já estão em fase de conclusão: Jeremias e Catingueira. No próximo domingo, 4 de março, dando continuidade ao cronograma de inaugurações na saúde, será entregue um posto de atendimento na Feira da Prata, que irá funcionar aos domingos, dia de maior movimento no local.

Também participaram da solenidade a secretária adjunta de Saúde, Marisa Agra, o vereador Antônio Pimentel Filho, secretários municipais, líderes comunitários e moradores que são beneficiados com os atendimentos da unidade de saúde.