Fale Conosco

O instituto não é bem conhecido, mas recebeu a chancela da Revista Época. O fato é que o Instituto Paraná foi o primeiro a divulgar números de uma pesquisa, com o final da disputa de primeiro turno, e os dados mostram uma virada surpreendente do candidato Aécio Neves (PSDB), com 54%, contra 46% dos votos válidos atribuídos a Dilma (PT).

Considerando todos os votos, além dos válidos, se as eleições fossem hoje, Aécio Neves teria 49% das intenções de voto contra 41% de Dilma. Não sabe ou não responderam somam 10%. Em votos válidos, Aécio tem 54%, e Dilma, 46%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os candidatos, Aécio tem 45%, e Dilma, 39%.

O instituto também verificou a rejeição. A Época registrou: “A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Dilma Rousseff é rejeitada por 41%. Outros 32% afirmaram que não votariam em Aécio “de jeito nenhum”. Apenas 16% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos, e 8% não souberam ou não quiseram responder.”

A julgar como verdadeiros, os números parecem indicar uma “Onda Aécio”, que iniciou no último debate promovido pela Rede Globo, quando o tucano teve um desempenho destacado, passou pelo resultado das urnas de primeiro turno, quando Aécio subiu de aproximadamente 20% para mais de 34%.

BHM