Fale Conosco

A comissão especial da reforma da Previdência abre nesta terça-feira (18) a fase de discussão do relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que foi apresentado na quinta-feira passada.

Segundo o presidente da comissão, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), vários parlamentares já se inscreveram para falar na tribuna, dentre deputados da oposição e os que apoiam o governo. O tempo previsto de cada um é de 15 minutos para membros e líderes dos partidos e dez minutos para quem não faz parte do colegiado.

Um dos principais pontos do relatório foi a inclusão de uma nova regra de transição, que valerá tanto para trabalhadores do setor privado como para servidores.

O relator também excluiu de seu parecer a proposta de criar um regime de capitalização (quando o trabalhador tem sua poupança individual para custear sua aposentadoria. Atualmente, no sistema de repartição, os trabalhadores na ativa custeiam as aposentadorias dos idosos). O governo, porém, tentará incluir novamente a capitalização no projeto.

Da redação com O Globo