Fale Conosco

O Estado ocupou o 16º lugar nacional em relação a quantidade de empreendedoras, somando 139.399 mulheres donas do próprio negócio no 3º trimestre de 2020. O Nordeste é a segunda região do país com a maior proporção de mulheres empreendedoras, totalizando 24%. A pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil foi realizada pelo Sebrae devido ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado na próxima segunda-feira (8).

Na Paraíba, segundo o estudo do Sebrae, a proporção de mulheres no total de donos de negócios era de 32% no 3º trimestre de 2020. Além disso, a Paraíba seguiu a tendência nacional de ter empreendedoras mais jovens, ou seja, com até 44 anos (58% do total). Foi contabilizado também que 46% das empreendedoras paraibanas eram chefes de domicílios. Naquele período, o setor de Comércio concentrava mais donas de negócios na Paraíba, com 39% do total, seguido dos Serviços, com 37%, e da Indústria, com 15%. Outra pesquisa formulada no ano passado pelo Sebrae Paraíba com base nos dados do Portal do Empreendedor apontou que, no estado, as mulheres representam 45% do total de microempreendedores individuais (MEIs).

A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, Humara Medeiros, afirma que mesmo diante da pandemia do coronavírus e das dificuldades que dela decorreram, o número de mulheres MEIs é significativo: “Entendemos que não é simples uma mulher empreender no Brasil, principalmente quando temos vários fatores que dificultam esta realização em comparação ao universo masculino. No entanto, entendemos, também, que as mulheres estão conseguindo ampliar esse horizonte”.

Humara fala, ainda, sobre os atributos das mulheres que fazem delas ótimas empreendedoras: “A mulher tem, por si só, características, competências e atitudes que fazem dela uma pessoa que faz bem feito aquilo que se propõe a fazer. (…) Acreditamos que o espaço existe e elas podem realmente conquistá-lo”, enfatizou.