Fale Conosco

Até a próxima segunda-feira (03), 8.190 doses da vacina da Pfizer devem desembarcar na Paraíba, segundo o Ministério da Saúde. A vacinação contemplará pessoas com comorbidades de cidades próximas a João Pessoa, devido às condições necessárias para armazenamento do imunizante.

O secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, revelou que equipes de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita já foram treinadas para iniciar a vacinação com as doses da Pfizer.

As doses do imunizante precisam estar mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, necessitando ser aplicadas na população em um período de até cinco dias. Além disso, a carga precisa ser armazenada em câmaras frias com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

A vacina da Pfizer pode ser aplicada na população com idade acima de 16 anos, com intervalo de 21 dias para a segunda dose.

Devido ao curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o Ministério da Saúde recomendou que este primeiro lote fosse distribuído de modo igualitário e proporcional entre as 27 capitais do Brasil.