Fale Conosco

A Paraíba abriu um processo licitatório para a compra de três ultrafreezers que serão responsáveis pelo armazenamento das vacinas americanas da Pfizer. A informação é do secretário-executivo do Estado, Daniel Beltramni. Responsável pela Gestão de Unidades de Saúde, Beltramni explicou que a aquisição é para complementar o estoque do Estado, pois a rede estadual de saúde já possui três outras unidades de refrigeração em sua rede de hemocentros.

”A Paraíba está preparada para a chegada de qualquer vacina”. O secretário destacou, porém, que não há previsão para a vacina da Pfizer chegar ao Brasil. ”Pelo andar da carruagem, dificilmente teremos a vacina da Pfizer nesse primeiro semestre”, comentou.

A vacina fabricada pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, precisa ser armazenada a -70°C, temperatura que não pode ser atingida em freezers comuns. De acordo com Beltrammi, se a vacina vier, o Estado estará preparado.

Beltrammi afirmou que, nesse primeiro momento, provavelmente só as vacinas de Oxford, em parceria com a Fiocruz, e a Coronavac, em parceria com o Instituto Butantan, serão disponibilizadas. ”Nesse caso, nosso sistema frio até -20°C é enorme”, garantiu.