Fale Conosco

Para evitar que os açudes da Paraíba entrem em colapso, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) determinou a suspensão de 41 áreas irrigadas no estado. Dos seis que são monitorados pelo órgão, apenas o reservatório hídrico Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão, deverá manter o trabalho de irrigação de vazante. Conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), 25 mananciais da Paraíba estão em situação considerada crítica…

Read More O Dnocs informou que a medida visa preservar o nível de água dos açudes e barragens do estado. A seca prolongada já provocou o colapso de dez açudes na Paraíba e outros 34 estão em situação de risco, com menos de 20% do nível de água. É considerada a situação de colapso quando o volume dos mananciais fica abaixo de 5% da capacidade.

 Até o momento, 13 municípios paraibanos já entraram em racionamento de água. Riachão, Monte Horebe, Alagoa Grande, Pilões, Nova Palmeira, Dona Inês, Campo de Santana, Araruna, Esperança, Remígio, Bananeiras, Solânea e Cacimba de Dentro) estão no esquema, segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), além de outros 10 distritos nas regiões do Agreste e Semi-Árido do estado.

NE/10