Fale Conosco

Um novo viral tem dado o que falar na internet nos últimos dias. ‘Blue Whale’ ou o desafio da Baleia Azul é um tipo de ‘jogo da morte’ que supostamente está relacionado a uma série de suicídios ao redor do mundo, em virtude de danos emocionais aos seus participantes.

O jogo originalmente surgiu na Rússia, e tem sido investigado por estar relacionado a 130 casos de suicídio. Após o suicídio de Yuilia Konstantinova (15 anos), e Veronika Volkova (16), as autoridades iniciaram uma investigação sobre o jogo. Ambas saltaram de um prédio de 14 andares, em Ust-Ilimsk, na Sibéria, de acordo com o Siberian Times.

O jogo tem se disseminado através da rede social Vkontakte, que é uma rede social russa semelhante ao Facebook. O jovem Philip Budeikin, de 21 anos, foi detido acusado de ser o líder do grupo que estimula a prática do jogo e do suicídio.

Desafio da Baleia Azul (Blue Whale) – como funciona?

O desafio da Baleia Azul consiste em um desafio feito pela pessoa que comanda o desafio (curador) a um jovem pré-selecionado, Então, são determinadas uma série de tarefas que chegam sempre às 4h20 da manhã, que é o horário em que acontece o maior número de suicídios.

Entre as atividades delegadas aos jovens são algumas de automutilação, com inscrição de letras, símbolos e palavras nos braços, sendo que um dos símbolos é uma baleia azul.

Então, os participantes são induzidos a uma lavagem cerebral destruidora, ficando 24 horas sem dormir, assisitindo filmes de terror por horas a fio, em uma rotina sufocante bem semelhante a do filme Laranja Mecânica, do diretor Santley Kubrick.

Quando chega no 50° dia, a instrução é para que os jogadores acabem com a própria vida. Com isso, eles vencem o jogo.

O pior de tudo, é que o jogo já tem sido comentado nas redes sociais aqui do Brasil, e tem chegado aos poucos por aqui. Portanto, fique alerta se você perceber mensagens subliminares nas redes sociais de seus familiares ou de algum conhecido seu.

Yulia Konstantinova postou a palavra “End”, com uma fotografia de uma baleia azul, minutos antes de saltar do edifício.

Adolescente de Mato Grosso se mata após “O Desafio da Baleia Azul”

Adolescente se mata após desafio da Baleia Azul – O corpo da adolescente Maria de Fátima Oliveira, 16 anos, foi encontrado dentro de uma lagoa em cidade de Vila Rica (1.259 km de Cuiabá), na manhã desta terça-feira (11/04/2017). 
A polícia suspeita que a adolescente teria cometido suicídio por influência do jogo desafio da  Baleia Azul, cujo objetivo é fazer com que o jogador complete 50 desafios que são enviados um por dia. O último desafio é cometer o suicídio.De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Judiciária Civil (PJC),  Maria de Fátima teria desaparecido de casa por volta das 03 horas da madrugada, e teria deixado um bilhete avisando que cometeria o suicídio por conta do desafio da Baleia Azul.
O corpo da adolescente foi encontrado por volta das 14hs desta terça-feira. Os calçados da menina deixados ás margens da lagoa facilitou o trabalho de resgate feito pelos policiais, De acordo com o G1-MT, a localidade não possui guarnição do corpo de bombeiros

Por enquanto, a polícia segue a linha investigativa de acordo com o bilhete de despedida de Maria, informando que seu suicídio teria sido ordenado pelo desafio da Baleia Azul. A polícia também irá periciar o celular da vitima para ver se consegue identificar grupos sociais ou trocas de mensagens que possam estar relacionados a indução ao suicídio.

De acordo com a mãe de Maria de Fátima, a adolescente teria começado a se cortar há cerca de 2 meses. A automutilação, também conhecida como “cutting” tem sido bastante comum entre os adolescentes, e é uma prática bem anterior ao jogo da Baleia Azul.

O jogo desafio da Baleia Azul foi criado em 2016 na Russia com o objetivo de atrair seguidores para uma página na rede Social VK. Toda a história da criação do jogo desafio Baleia Azul pode ser lida na matéria do site Verdade Absoluta – A verdade sobre o jogo desafio da Baleia Azul.

Apesar das investigações da polícia ainda estar em andamento, é inegável que o jogo da Baleia Azul tem servido de influência e incentivo para o cometimento de suicídios.

Embora eu ache, particularmente, difícil que os adolescentes estejam de fato cumprindo todos os desafios propostos no jogo, não se pode descartar essa hipótese, assim como não se deve descartar a possibilidade de que eles estejam usando o jogo, que se tornou hype nos grupos de jovens depressivos, como forma de legitimar seus atos.

Confira a lista com os 50 desafios do jogo Baleia Azul