Fale Conosco

Vindos de Manaus, capital do Amazonas, 15 pacientes chegarão à João Pessoa na madrugada deste domingo (17). De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o avião decola por volta das 22h da noite deste sábado (16) com previsão de chegada às 2h da madrugada. Além dos 15 internados com covid-19, o voo traz 06 pessoas da equipe médica para acompanhar os transferidos.

A transferência dos pacientes acontece após a capital amazonense entrar em colapso no sistema de saúde. Com o aumento recorde de internações por causa da infecção do novo coronavírus, os hospitais de Manaus passaram a sofrer com a falta de oxigênio.

Os transferidos serão internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB). O hospital concluiu a preparação dos leitos na tarde deste sábado. Os pacientes ficarão em leitos disponibilizados na enfermaria e cerca de 60 profissionais da área assistencial envolvidos na ação humanitária. Ao todo, a enfermaria está equipada com leitos elétricos, bombas de infusão, ventiladores mecânicos e material para ventilação não-invasiva. 

Em todo o país, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação da qual o HULW é filial, mobilizou quase 150 leitos em nove hospitais universitários por todo o Brasil.