Notícias

O essencial desta terça-feira no “Resumo do dia”

1. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta terça-feira (11) um recurso do ex-presidente Lula, que pode colocá-lo em liberdade. A sessão pode servir para mandar um recado ao ex-juiz federal Sergio Moro e à Lava Jato, após o vazamento de conversas, tidas como ilícitas pela Constituição Federal, entre Moro e procuradores da Operação.

2. Quem finalmente se pronunciou sobre o caso foi o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros. Otávio garantiu que uma possível demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça jamais foi discutida no governo. De acordo com o general, Moro deve se reunir com Bolsonaro nesta terça-feira para tratar do assunto.

3. Em contrapartida, há entidades e organizações se manifestando pelo afastamento dos envolvidos. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse em nota que o ministro Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol deveriam se afastar de seus cargos para que “as investigações corram sem suspeita”. O órgão manifestou preocupação e perplexidade o conteúdo das conversas.

 

4. Na Paraíba, o 11º caso de malária foi registrado somente em 2019. De acordo com o HU, um homem de 44 anos foi hospitalizado ontem no hospital. Como a maioria das outras vítimas, o senhor mora nas imediações da cidade do Conde.

5. Após uma possível ligação para um programa de rádio, um pente-fino identificou diversas irregularidades na Cadeia Pública de Esperança. Foram recolhidas drogas, fones de ouvido, aparelhos celulares e carregadores. Policiais também descobriram o início de uma escavação em uma das celas. O Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) acredita que os apenados planejavam uma fuga.

Da redação