Fale Conosco

Como o vereador Raoni Mendes gosta muito de números e resultados, fui ao Sagres do TCE para invocar dados e fazer comparações entre a gestão de Cartaxo, que ele faz oposição, e a do antecessor, onde ele foi poderosíssimo chefe de Gabinete.

O assunto levantado por Raoni dessa vez foi o Carnaval Tradição, esse evento de abnegados carnavalescos, passistas e ritmistas de João Pessoa, que andou apagadinho e que agora ressuscitou.

Na gestão em que Raoni era vidraça, e por suas mãos passava a contratação e demissão de servidores aos milhares, a parte estrutural do Carnaval Tradição comportava apenas três mil pessoas em suas arquibancadas e a empresa licitada prestou o serviço por 52 mil reais, uma diária média de 13 mil por dia de Carnaval.

É bom lembrar que, naquele ano entre tribos, clubes de frevo e escolas de samba, desfilaram apenas 11 agremiações pela avenida Duarte da Silveira. Muito pouco.

No ano seguinte, Raoni estando agora como atirador de pedras na vidraça alheia, Cartaxo investiu através da Funjope 41 mil reais na contratação da mesma empresa licitada de 2012, que montou arquibancadas para as mesmas 3 mil pessoas e o custo diário caiu para 10 mil o dia de Carnaval, uma economia de 11 mil reais. E um detalhe: o número de agremiações subiu de 11 para 38, o que gerou problemas de acomodação de público, que só foi resolvido no ano passado.

Continuei pesquisando a procedência da denúncia de Raoni e, para que os senhores entendam, acusa a gestão Cartaxo de superfaturar as despesas com o Carnaval Tradição em 400%, descobri que em 2014 a Funjope realmente investiu mais no evento e como o número de agremiações desfilantes cresceu para 42, obviamente que aumentou ainda mais a demanda de público e as arquibancadas tiveram que se adequar a nova realidade e passaram a comportar 13 mil pessoas.

Nesse caso, vejam bem, o vereador deveria ficar feliz e elogiar o prefeito pelo investimento que fez na cultura popular e num evento que estava morno, hoje esquentou e atrai 10 mil pessoas por dia a mais do que atraia quando ele era o todo poderoso chefe de Gabinete.

Raoni dizer que o investimento em infra-estrutura aumentou de 52 mil para 212 mil e nós sabermos que isso foi motivado pelo crescimento da média de público e aumento em três vezes do número de agremiações, na minha modesta visão é um elogio ao prefeito Luciano Cartaxo. Se era uma denúncia o tiro saiu pela culatra.

Por exemplo, como o grande público ficaria sabendo que Cartaxo tem investido tanto e valorizado o Carnaval Tradição se o atuante vereador Raoni não tivesse puxado o assunto?

Te cuida Marcus Vinícius, como vereador de oposição Raoni tem sido um excelente secretário de Comunicação.