Fale Conosco

O Instituto Nacional de Saúde da Colômbia  (INS) afirmou nessa sexta (16) que foi identificada a variante britânica do coronavírus em circulação no país. A nova cepa não apresenta maior letalidade, em contrapartida é mais contagiosa que as outras. A amostra detectada teria origem no Reino Unido e foi encontrada no departamento de Caldas, localizado na região turística de Eje Cafetero.

“O INS Colômbia confirma a circulação não predominante da variante B.1.1.7 no departamento de Caldas. Lembre-se de que todas as linhagens de preocupação com a saúde pública facilitam a transmissão do vírus, portanto é essencial insistir e reforçar as medidas de autocuidado”, escreveu o INS em uma mensagem no Twitter.

O presidente da Colômbia, Iván Duque, afirma: “esta linhagem não é mais letal, mas é mais contagiosa. Por isso, a melhor maneira de lidar com a presença destas variantes ou linhagens é precisamente a autoproteção”. O presidente acrescentou que é preciso manter o uso de máscaras, distanciamento físico, seguir protocolos de biossegurança, lavar as mãos e evitar multidões. “São as melhores medidas para evitar infecções”, frisou.

A Colômbia confirmou, somente nessa sexta, 365 mortes e 16.703 novos casos de Covid-19. O número de casos ativos teve alta e está em 100.491, o equivalente a 3,83% do total de infecções confirmadas.

Foto: Alexis Múnera.