Fale Conosco

Em meio à polêmica em sua nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro, o professor Valdiney Gouveia tomou posse na noite desta quarta-feira (11), como novo reitor da Universidade Federal da Paraíba. Na cerimônia, que aconteceu no auditório do Hospital Universitário (HU) e foi transmitida de forma virtual, Margareth Diniz passou o cargo para Valdiney, que assume a direção da universidade pelos próximos quatro anos.

No discurso, Valdiney destacou que se manterá aberto ao diálogo e contou que já tem uma equipe organizada para trabalhar com ele na reitoria, mas não quis adiantar os nomes, que devem ser anunciados em breve.

Protestos

Após a nomeação de Valdiney Gouveia, protestos foram realizados por estudantes da UFPB. Estudantes se acorrentaram a porta da reitoria, após um ato pacífico que aconteceu na universidade.

Cinco dias após o protesto, o juiz Bruno Teixeira de Paiva determinou a reintegração de posse do prédio da reitoria localizado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) pedindo a anulação de todas as nomeações de reitores em que não foram respeitados o primeiro da lista tríplice.