Fale Conosco

O senador paraibano José Maranhão (MDB) segue internado na UTI do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, tratando de um quadro de insuficiência respiratória, complicação causada pela Covid-19. Recentemente, o parlamentar foi submetido a uma traqueostomia para permanecer respirando através de ventilação mecânica.

O médico Paulo Gottardo, especialista em Medicina Intensiva, foi consultado pelo site ParlamentoPB e explicou o que é traqueostomia e como o procedimento funciona.

“A ventilação pulmonar artificial é realizada por um ventilador mecânico, o qual é acoplado ao paciente por meio de um dispositivo (interface). No caso da traqueostomia, a interface é gerada por uma cânula de traqueostomia, a qual é colocada diretamente na traqueia do paciente e possibilita essa interação. Trata-se de uma alternativa de suporte ventilatório, a qual na maioria das vezes é realizada em pacientes que estão com suporte ventilatório por tempo prolongado por meio de um tubo endotraqueal, para facilitar a retirada gradual do suporte ventilatório, além de possibilitar maior conforto ao paciente e facilitar o processo de reabilitação (motora, cognitiva e funcional como um todo)”, disse o médico.

O senador José Maranhão foi internado em 29 de novembro de 2020 após testar positivo para o novo coronavírus. Na mesma semana, o político foi transferido para a capital paulista, onde permanece internado na UTI. Seu estado de saúde é estável, sem febre, recebendo suporte clínico e fisioterápico.