Fale Conosco

Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (5), em Brasília, o novo guia alimentar para a população brasileira, um manual com dicas de alimentação saudável. O guia é uma atualização mais “didática” da publicação lançada pelo ministério em 2006.

Segundo o ministro Arthur Chioro, a nova publicação é mais acessível para a população por causa da mudança de linguagem. “Em 2006, ele era um guia técnico. Muito texto. Os demais profissionais de saúde que não eram nutricionistas tinham dificuldade de trabalhar com ele”, afirmou.

De acordo com o ministério, a principal dica é privilegiar alimentos frescos, como frutas, legumes e carnes, em vez dos chamados alimentos ultraprocessados (macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes) e fast foods. Também deve-se evitar o excesso de óleos, gorduras, sal e açúcar no preparo dos alimentos.

De acordo com estudos médicos, alimentos industrializados contribuem para o excesso de peso da população e de doenças crônicas, como AVC, infarto e câncer. Dados da última pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), de 2013, indicam que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal, e 17,5% são obesos.

A primeira remessa do guia, de 60 mil exemplares, será distribuída gratuitamente a hospitais, centros de saúde públicos e escolas. O guia dá sugestões de combinações para o café da manhã e de pratos para o almoço e o jantar.

Chioro disse que nenhum alimento foi proibido no manual – mesmo os industrializados. “Mas dentre os industrializados, dar preferência aos minimamente processados [arroz, feijão, frutas secas, castanhas] e evitar os ultraprocessados”, disse o ministro.

Produção
O guia passou por três meses de consulta pública com 436 participantes e foi lançado nesta quarta na sede do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília. Segundo o ministério, foram mais de 3 mil contribuições, como comentários e sugestões, para a edição final. O manual está disponível na página do ministério na internet.

 

BemEstar/Globo