Notícias

À mercê da sorte: saiba quem são os políticos que podem ser premiados com um mandato, mesmo sem terem sido eleitos

O resultado das eleições de 2012 pode trazer resultados inesperados não só para os que disputam o pleito deste ano, mas também para aqueles que ganharam de bandeja um mandato eletivo – trata-se dos suplentes. No cenário atual, o resultado do pleito em João Pessoa e em Campina Grande é o que vai pesar mais.

No caso da Capital, existem três possibilidades de mudança. Se o petista Luciano Cartaxo vencer o pleito, quem ganhará a titularidade do mandato é o pastor Jutahy Menezes, já se for o senador Cícero Lucena (PSDB) o campeão de votos, quem sairá beneficiado com um mandato de Senador por dois anos é o ex-deputado Carlos Dunga.

A terceira possibilidade é caso a candidata Estelizabel, do PSB, vença. A socialista tem como vice o deputado federal Efraim Filho (DEM), que já se prontificou a renunciar o mandato na Câmara caso a chapa do governador saia vencedora. Com a saída do deputado, quem seria agraciado com um mandato seria o ex-deputado Major Fábio.

Em Campina Grande o leque de possibilidades também é grande, porque três dos postulantes atuais já possuem um mandato parlamentar e caso vençam abrirão vagas para os suplentes.

O deputado Romero Rodrigues (PSDB), se vencer, abrirá vaga para o deputado Major Fábio (DEM), já a deputada Daniella Ribeiro (PP), caso saia vencedora, agraciará o suplente Carlos Dunga com a titularidade na ALPB.

Ainda como possibilidade, há o deputado Guilherme Almeida (PSC), que acabaria abrindo vaga para o suplente Carlos Dunga (PSC) se vencer o pleito na Rainha da Borborema.

COINCIDÊNCIA

Os suplentes Carlos Dunga (PTB) e Major Fábio (DEM) têm algo em comum. É que ambos podem ser beneficiados tanto com o resultado do pleito tanto em Campina Grande, quanto em João Pessoa. Para estes dois, a possibilidade de ascensão em 2012 é maior do que para os outros, mas ainda assim, a preço de hoje, a dupla também depende da sorte para abarcar um mandato.

É só esperar pra ver!