Fale Conosco

Regular o acesso do paciente aos serviços do Sistema único de Saúde (SUS) significa prover, a partir da identificação da necessidade desse usuário, os recursos necessários para a assistência à sua saúde no tempo oportuno. Foi partindo desta premissa, que a direção da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, que integra a rede estadual de saúde, implantou o Núcleo Interno de Regulação. Implantado desde o último dia 15, o Núcleo é responsável por otimizar as questões de transferência não só de outras unidades para a maternidade, como também da maternidade para outros hospitais sempre que houver necessidade e disponibilidade de vaga.

Para tanto, a unidade passou a dispor de uma linha exclusiva, a 3421-4866, que pode ser acionada quando há a necessidade de regulação. “Com essa iniciativa, nós ganhamos agilidade no atendimento porque a verificação da disponibilidade de vaga se dá de forma mais rápida. Antes da implantação deste canal, nós precisávamos de mais tempo para saber se tinha vaga, se podia transferir ou não e isso, de certa forma, influenciava no prognóstico do recém-nascido ou mesmo da gestante”, afirma o diretor geral da Maternidade, Dr. Uumberto Marinho Júnior.

O número exclusivo já está sendo divulgado para toda a rede de hospitais públicos da Paraíba. “A proposta é otimizar o serviço de regulação beneficiando o paciente que tem sua necessidade atendida de forma mais eficaz”, reitera Dr. Umberto.