Fale Conosco

Para adulterar uma pesquisa nem sempre é necessário de modificar os dados numéricos. Em alguns casos a simples conotação que se imprime no resultado é suficiente para distorcer a visão do leitor e criar verdadeiros absurdos.

No caso da pesquisa de avaliação dos governos, o Jornal da Paraíba não conseguiu ainda estabelecer uma metodologia e confesso que não sei se isso é de propósito, mas a verdade é que quando pesquisou a gestão de Luciano Agra o IPESPE entendeu que “regular” deve ser somado com bom e ótimo, fazendo a aprovação de Agra aparecer com substanciais 51%. Alguns chegaram a chiar, mas a opinião pública engoliu os números e se imaginou que este critério fosse valer para todos.

Tirando o “regular” a aprovação de Agra seria de pouco mais de 30%.

Pois bem, passados alguns dias o Jornal da Paraíba resolve divulgar mais uma pesquisa de avaliação de governo, só que referente a Campina Grande e o tratamento dado aos números é mais uma vez diferente do de Agra. Quando a gestão é de Veneziano, “regular” vira ruim e a “aprovação da gestão” é de apenas 35%, mas 40% disseram que a gestão é regular. Ou seja, usando o mesmo critério de Agra a aprovação de Vené vai para 75%!

Pode ser um mero engano ou um errinho sem intenção, mas fica parecendo que tem alguém querendo agradar o PSB e desagradar o PMDB. Prefiro acreditar no erro.