Fale Conosco

Duas grandes lideranças da política brasileira – o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) – chegam hoje em João Pessoa para participar do 1º Fórum Regional Sobre Direito e Democracia e Desenvolvimento: Políticas Públicas e Justiça de Gênero, para debater desafios e propostas para a segurança pública no Brasil, que começou ontem, à noite, no auditório do Hotel Tambaú.

O evento, que é uma promoção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba (OAB-PB), através do Núcleo de Apoio aos Estagiários da OAB-PB (NAE), em parceria com Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito (NEPGED), tem o objetivo de promover discussões temáticas ligadas ao desenvolvimento regional, aos direitos individuais e sociais.

Segundo o coordenador do evento, Léo Vieira, presidente do NAE-PB, o Fórum tem como tema em questões relacionadas à segurança pública e justiça de gênero, em particular nas questões relativas aos direitos reprodutivos, autonomia feminina e violência. Estas problemáticas exigem soluções prementes e serão expostas por professoras e professores locais, nacionais e internacionais, gestores públicos e parlamentares.

“Foi um evento que surgiu do debate entre as entidades e pretende se tornar um espaço para discussão de ideias e abertura do diálogo sobre vários temas”, comentou. Além das palestras, os mais de 500 participantes do Fórum estão sendo contemplados com um conjunto de atividades, que vão desde a realização de mesas-redondas, apresentação de painéis com pesquisas científicas e relatórios, minicursos e lançamento de obras.

Leó Vieira destacou que o Fórum está trazendo à Paraíba representantes da comunidade cientifica, nacional e internacional, autoridades públicas, e ministros dos tribunais superiores para, juntamente com a sociedade civil, para debaterem e refletirem articuladamente sobre temas da mais alta relevância jurídica e social, como a desigualdade e violência do gênero, políticas públicas de desenvolvimento e saúde.

Além de Heloísa Helena e José Serra e, que proferem palestra amanhã, respectivamente das 8h às 12h e das 14h às 18h, o evento traz ainda o ministro do Conselho Nacional de Justiça, Ives Gandra; o presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante; Luciano Mariz Maia, Procurador da República da 5ª Região; Ana Cristina Santos, professora da Universidade de Coimbra; Adilson Gurgel, Conselheiro do MPF; e Eduardo Rabenhorst.

Com Correio da Paraíba