Fale Conosco

A Balfar Solar, maior fábrica de painéis solares da América do Sul, se instalará na Paraíba, mais precisamente em João Pessoa. O protocolo de intenções entre a fábrica e o governador do Estado, João Azevêdo, foi assinado na manhã desta sexta-feira (11). O investimento inicial é de cerca de R$ 70 milhões.

Olavo das Neves, representante da empresa, revelou que a fábrica da Paraíba será a maior do tipo na América Latina, com expectativa da produção de 150 mil painéis solares por ano.

Com 18 mil metros quadrados de área construída, a filial paraibana receberá equipamentos de produção a partir da próxima semana. ”Serão de 40 a 50 carretas de produtos que chegarão para o parque fabril”, contou o representante.

No mês de outubro a operação deve ser iniciada, em um turno de trabalho. ”Devemos ter 100 colaboradores por turno”, afirmou Olavo das Neves. Ele prevê que logo será aberto um segundo e talvez um terceiro turno de trabalho. A estimativa é de que 3 mil empregos indiretos sejam gerados pela fábrica.

O representante da Balfar destacou ainda que uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está sendo preparada, com o intuito de oferecer estágios aos estudantes do curso de Energias Renováveis da instituição.

A Balfar Solar foi procurada por outros estados, entretanto, optou por instalar a primeira filial da fábrica na Paraíba, pois no Estado estão as maiores usinas de energia solar. Além disso, o governo demonstrou grande profissionalismo e segurança nas tratativas com a empresa.

Ainda nesta manhã de sexta, também foi anunciada a construção do Complexo Solar Santa Luzia, o maior projeto do tipo na América Latina, pela empresa Rio Alto.