CulturaJoão Pessoa

II Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez será aberta nesta quinta-feira no Ponto de Cem Réis

A 2ª Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), será aberta nesta quinta-feira (14), às 19h30, no Ponto de Cem Réis (Centro). O evento, que este ano homenageia as atrizes Marcélia Cartaxo, Soia Lira e Zezita Matos, conta com uma vasta programação – exibição de filmes, painéis, mesas, oficinas e pitchings – faz parte da programação do Animacentro e termina no domingo (17).

Na abertura da Mostra serão exibidos os documentários “Sob o Céu Nordestino”, curta-metragem deWalfredo Rodriguez – ‘pai do cinema paraibano’ e que dá nome à Mostra e ao Edital –, que terá a trilha sonora executada ao vivo pela Banda 5 de Agosto; e o longa “Jackson: Na Batida do Pandeiro”, de Marcus Vilar e Cacá Teixeira, que retrata a vida do ‘Rei do Ritmo’. O filme de Vilar e Teixeira será exibido também no Centro Cultural de Mangabeira, às 20h30.

Ao todo, serão exibidos 18 filmes, a maioria produzidos com recursos do Edital Walfredo Rodriguez, e também filmes convidados, como “Sob o Céu Nordestino” e “Pacarrete”, este último de Alan Debertone que conquistou vários prêmios no Festival de Cinema de Gramado, incluindo Melhor Atriz para Marcélia Cartaxo –, e os curtas-metragensdo projeto “Cinemando nas Escolas” (realizado pela Funjope) e da Escola de Cinema do Sertão.

Para o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, a II Mostra Walfredo Rodriguez é importante para o audiovisual de João Pessoa e da Paraíba, pois além da exibição gratuita dos filmes produzidos pelo Edital da PMJP, vai permitir aos profissionais do Estado o contato com pessoas destacadasna sétima arte dentro e fora do Brasil.

“Essa Mostra é extremamente importante para o audiovisual de João Pessoa e da Paraíba, visto que todo esse investimento que a Prefeitura, através da Funjope, está realizando tem tido grandes repercussões, com cerca de 50 filmes produzidos e dentre eles vários premiados. A Mostra tem como objetivo não só exibir para a comunidade local os filmes paraibanos que estão sendo premiados no exterior, mas também oferecer workshops e palestras com grandes nomes que fazem o cinema no Brasil e no exterior, possibilitando uma troca de experiências, visando, sobretudo o mercado de distribuição nacional e internacional”, disse Maurício Burity.

Investimento no audiovisual – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), vem investindo cada vez mais no audiovisual. No total, já foram produzidos pelo Edital Walfredo Rodriguez 45 filmes, entre longas, telefilmes, medias e curtas-metragens, com investimentos de R$ 7.975.000, somando os três editais já lançados.

Confira as sinopses dos filmes que abrem a 2ª Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez

“Sob o Céu Nordestino”(1929)

(Documentário, P&B, DCP, 25 min. Direção: Walfredo Rodriguez)

Sinopse:Considerado o primeiro filme realizado na Paraíba por um paraibano, é um documentário sobre o Estado da Paraíba, com aspectos gerais das cidades de Umbuzeiro, Borborema, Bananeiras, Araruna, Campina Grande, Patos, Santa Luzia e Cabedelo. Açudes. Vaquejada nos arredores de Umbuzeiro, o comércio de algodão e a feira de Campina Grande, a pesca da baleia nas costas de Cabedelo. As imagens são da década de 1920.

“Jackson: Na Batida do Pandeiro” (2019)

(Documentário, cor, DCP, 1h40min. Direção: Marcus Vilar e Cacá Teixeira)

Sinopse:O universo íntimo e musical do artista Jackson do Pandeiro, revelando uma genialidade e originalidade rítmica que influenciaram grandes artistas da MPB. Sua vida foi também marcada por momentos dramáticos e polêmicos, seguindo em paralelo ao seu estrondoso sucesso. Serão apresentados depoimentos inéditos sobre o artista, participação em filmes, programas de rádio, frutíferas parcerias, relações pessoais conturbadas, ostracismo e retomada artística, até sua morte, em 1982, na capital federal.

A programação completa da 2ª Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez está disponível no link: https://midi.as/3pV2

Tags: Tags: