Fale Conosco

Dados da mais recente pesquisa de intenção de voto, divulgados ontem pelo Ibope, apontam a candidata do PT à reeleição presidencial Dilma Rousseff à frente, com 37% da preferência do eleitorado, seguida de Marina Silva, do PSB, com 33%, e de Aécio Neves, do PSDB, com 15%.

Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada no dia 26 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. Na eventualidade de um segundo turno entre Dilma e Marina, a pesquisa do Ibope aponta a candidata do PSB com 46% das intenções de voto e a presidenta, com 39%

Os números mostram o candidato do PSC, Pastor Everaldo, com 1%, no primeiro turno. Os outros sete postulantes, somados, acumulam 2%. Votos brancos e nulos somam 7% e os que não sabem ou não responderam são 5%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Os votos brancos e nulos somam 8% e não sabe/não respondeu, 6%. Se o segundo turno fosse com Aécio Neves, Dilma teria 47% e o tucano, 34%. Brancos e nulos somariam 11% e não sabe/não respondeu, 8%.

Avaliação
Os números também mostram que melhorou a avaliação do governo. No levantamento anterior, o índice dos que consideram o governo bom ou ótimo era 34% e agora é 36%. Os que consideram regular são 37%, contra 36% na pesquisa anterior. O percentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo caiu de 27% na pesquisa de agosto para 26%.

Segundo o Ibope, foram ouvidos 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00514/2014.

Datafolha mostra disputa acirrada
Pesquisa do Datafolha também divulgada ontem mostra que as candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) seguem empatadas na corrida pela Presidência da República. Se o primeiro turno da eleição fosse hoje, Dilma teria 35% dos votos contra 34% de Marina, o que configura empate técnico. No levantamento anterior (28 e 29 de agosto), elas estavam numericamente empatadas com 34% das intenções de voto.

O Datafolha mostra o senador Aécio Neves (PSDB) com 14%. Pastor Everaldo (PSC), José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada, somando 4% no total. Eleitores dispostos a votar nulo ou em branco chegam a 6%. Indecisos, 7%.

Na simulação de segundo turno, a vantagem de Marina em relação à Dilma agora está em sete pontos (48% a 41%). Na semana passada, a ex-senadora tinha dez pontos de vantagem sobre a petista (50% a 40%). Contra o tucano Aécio Neves, Dilma venceria o segundo turno por 49% a 38%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estariam dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O Datafolha ouviu 10.054 eleitores em 361 municípios entre segunda-feira (1º) e ontem. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00517/2014.

Agência Brasil