Fale Conosco

O número de analfabetos na Paraíba ainda é bastante elevado, conforme revela os dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio), divulgada nesta quinta-feira (18), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o levantamento, o total de pessoas que não sabem ler e escrever no estado alcança 654 mil pessoas acima dos 5 anos de idade. Na faixa etária acima dos dez anos de idade o total de pessoas que não sabe como proceder para formar uma frase é de 559 mil.

Na apresentação dos dados por faixas de idade, o maior número de analfabetos está entre as pessoas com 60 anos ou mais. Os sexagenários sem leitura representam um contingente de 219 mil habitantes.

A quantidade dos que não sabem ler e escrever também é acentuada entre os que têm de 40 a 49 anos. Nesse intervalo são 109 mil analfabetos. Na sequência, a pesquisa mostra que 99 mil pessoas com idade entre 50 e 59 anos não são alfabetizadas.

Os dados ainda revelam que os analfabetos dos 30 aos 39 anos são 84 mil. Já 29 mil pertencem à faixa etária dos 20 aos 29 anos. Por fim, para completar os 559 mil analfabetos acima dos dez anos na Paraíba estão os jovens de 10 a 19 anos. Nesse intervalo são 19 mil pessoas sem nenhuma instrução.