João PessoaSaúde

Hospital Municipal Valentina já atendeu mais de 45 mil crianças este ano

O Hospital Municipal Valentina (HMV) registrou 45,1 mil atendimentos no período de janeiro até agosto deste ano, o que equivale a uma média de 5,6 mil atendimentos ao mês. Durante todo o ano de 2018, foram realizados 54,4 mil atendimentos. A unidade é referência no atendimento infantil, recebendo casos clínicos, assim como urgência e emergência pediátrica.

Os casos atendidos com mais frequência no hospital são: arboviroses, febre (maior que 37,8°), diarreia, cianoses, convulsões recentes, dores abdominais, desconforto respiratório, sangramentos, acidentes causados por animais, desidratações, desmaios e intoxicações de qualquer natureza. Já as cirurgias mais comuns são de fimose, hérnia inguinal, adenoidectomia, amigdalectomia e microcirurgia da laringe.

Na unidade são atendidas crianças a partir de oito dias de vida até adolescentes de 17 anos, 11 meses e 29 dias. O acolhimento dos pacientes é realizado por meio da classificação de risco. “O HMV intensificou o trabalho de acolhimento humanizado com classificação de risco otimizando os atendimentos de urgência e emergência em espaços adequados a essas atividades e utilizando protocolo conforme orientação do Ministério da Saúde”, explicou Ana Carolina Cartaxo, diretora geral do HMV.

Todo o trabalho realizado no hospital conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos clínicos e pediatras, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos, auxiliares em farmácia, bioquímicos, biomédicos, técnicos em laboratório, técnicos em raio x, técnicos em informática e profissionais administrativos.

Estrutura – Atualmente, o hospital possui uma estrutura composta por 70 leitos, sendo 54 para internações clínicas pediátricas, seis de clínica cirúrgica e 10 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, conta com um bloco cirúrgico que foi reformado recentemente.

Rede – Referência no atendimento infantil, o HMV compõe a rede de urgência e emergência na linha de cuidado de assistência à criança na Capital, junto ao Hospital Arlinda Marques, Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e Hospital Universitário Lauro Wanderley.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é foto.-Ivomar-Gomes-pereira-13-300x218.jpg
Tags: Tags: