Fale Conosco

Foi retomada nesta segunda-feira (1°), pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), as negociações com fundo russo que financia a vacina Sputnik V.

O fundo soberano russo, que coordena o desenvolvimento da vacina Sputnik V, juntamente com os governadores do Nordeste, negociam a possibilidade de vender o imunizante diretamente aos estados. No começo do ano, os gestores haviam iniciado conversas a respeito da aquisição da vacina, mas suspensas após imbróglio entre o Governo Federal e os entes federados sobre a organização da imunização.

O Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu, na semana passada, que estados e municípios adquiram diretamente vacinas de laboratórios estrangeiros, quando as doses ofertadas pelo Ministério da Saúde forem insuficientes para atender às suas populações.

Desde que haja aprovação por agências estrangeiras renomadas, os imunizantes não precisam passar pela análise da Anvisa, como é o caso da Sputnik V. O fundo russo prevê que poderia entregar 10 milhões de doses, de forma escalonada, entre março e maio.