Fale Conosco

A Paraíba já sofre com a terceira onda da Covid-19. A afirmação é do secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, em entrevista nesta sexta-feira (11). Ele ressalta que no Brasil nunca houve uma queda intensa de casos da doença, como em outros países.

”Acho que nós já estamos na terceira onda há alguma semanas, isso é notório”, comentou o secretário, destacando ainda que a curva de casos no país é diferente da vista ao redor do mundo. Conforme Medeiros, em outras nações, houve uma queda expressiva de infecções pelo coronavírus e depois um crescimento, formando realmente uma onda na curva de contaminação. ”O problema é que, no Brasil, a curva não se comportou como no resto do mundo”, ponderou.

”Nós ficamos praticamente num platô”, refletiu Medeiros. Por aqui o número de casos sempre esteve alto, com quedas poucos significativas, não havendo a formação de uma curva de contaminação acentuada.

Geraldo Medeiros frisa que a vacinação total dos idosos contra a Covid-19 já reflete no Estado, pois esse grupo tem adoecido menos e, consequentemente, se internado menos. Ele evidencia ainda as medidas restritivas impostas pelo Governo da Paraíba como fator importante para a contenção da pandemia, que já mostra resultados com a diminuição da ocupação dos leitos hospitalares.

Em todo o Estado, de acordo com boletim diário divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nessa quinta-feira (10), 76% dos leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) estão ocupados na Paraíba. Na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 73%. Em Campina Grande, o percentual é de 78% e no Sertão, 93%.