Fale Conosco

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, nomeou Joaquim Cruz como seu chefe de gabinete quase um mês depois de assumir o cargo. A nomeação foi publicada no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (13) e é assinada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Na semana passada, Alexandre Cordeiro Macedo foi nomeado como novo secretário-executivo, o segundo cargo mais importante do ministério. Indicação da Presidência, Macedo é técnico da Controladoria Geral da União (CGU) e atuava como chefe de gabinete da Corregedoria da CGU.

O chefe de gabinete anterior da pasta, Cássio Peixoto, que respondia ao ex-ministro Mário Negromonte, foi exonerado em janeiro após ter o nome envolvido em denúncias. Em novembro, segundo reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, ele pressionou funcionários do ministério a fraudar um parecer técnico que recomendava um sistema de transporte mais caro para Cuiabá na Copa do Mundo.

Na época, a diretora de Mobilidade Urbana do Ministério, Luiza Gomide, negou a fraude. O ministro Mário Negromonte mandou abrir sindicância interna para investigar o caso.

Depois, a “Folha” trouxe nova denúncia sobre Cássio Peixoto. Segundo a reportagem, ele recebeu em seu gabinete um lobista e o dono de uma empresa de informática, que estariam interessados numa proposta milionária de informatização do ministério.

Mário Negromonte acabou deixando o cargo por conta de denúncias de irregularidades na pasta, e a presidente Dilma Rousseff nomeou Aguinaldo Ribeiro em seu lugar.

 

G1