Fale Conosco

O Laboratório Municipal, mantido pela Secretaria de Saúde de Patos, está com uma novidade para os pacientes que utilizam dos seus serviços que é a entrega de resultados de exames pela internet. O sistema informatizado já está em funcionamento e o paciente, ao fazer o exame laboratorial, recebe um comprovante contendo um login e uma senha para consulta onde ele pode acessar o resultado do seu exame, via internet, de qualquer lugar.

O Laboratório Municipal atende o município de Patos e mais 23 municípios que compõem a sua região metropolitana. O link utilizado para os pacientes de Patos é o http://lmppatos.ddns.com.br:8080/resultado, já o link disponível para os pacientes de outras localidades é o http://lmppatos.ddns.com.br:8080/online em que será disponibilizado um login padrão para cada cidade e uma senha individual para cada paciente.

Os exames também poderão ser consultados através do aplicativo QR Code, que pode ser baixado em smartphone, e, com o leitor de códigos, o usuário ter acesso ao resultado do exame em tempo real.

Outra novidade diz respeito aos exames hormonais que agora estão sendo entregues em até 24h para os pacientes. De acordo com a gerente de Laboratório e Farmácia do município, Germana Leitão, essa foi mais uma conquista da gestão que lutou, desde o início, para diminuir o tempo de espera dos pacientes.

“Isso é uma conquista de uma promessa do prefeito Dinaldinho para que os pacientes pudessem receber seus resultados via internet evitando deslocamentos, uso excessivo de papéis e otimização do tempo. Os exames hormonais foi outra conquista, uma vez que em outros tempos tiveram gestantes que chegarem a ter seus filhos sem ter acesso ao exame e, hoje, graças a Deus, podem pegar seus resultados até 24h”, ressaltou a gerente.

Com 35 profissionais entre bioquímicos, biomédicos, técnicos de laboratório e técnicos administrativos, sob a direção da Biomédica Juliana Trindade, o Laboratório Municipal funciona das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, de segunda a sexta.

Exames oferecidos

Hemograma, glicose, colesterol, triglicerídeos, ureia, creatinina, ácido úrico, TGO, Gama GT, bilirrubinas, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, hemoglobina glicosilada, urina, fezes, PSA, T3 T4 livre e Tsh estão entre os principais exames analisados pelo Laboratório Municipal. Exames que fazem parte da rotina das gestantes, toxoplasmose, rubéola, VDRL, HIV, hepatite B e hepatite C e o citológico também são oferecidos pelo laboratório. Outros exames mais específicos, ou que demandam técnicas especializadas, os procedimentos são contratados pela Secretaria de Saúde em laboratórios privados.