Fale Conosco

O Presidente do Núcleo de Apoio aos Estagiários dos advogados do Brasil – Seccional Paraíba, (NAE-PB) Léo Vieira, firmou acordo com o NEPGD (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito – UFPB) e vai realizar em João Pessoa o I FÓRUM REGIONAL SOBRE DIREITO, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO: POLÍTICAS PÚBLICAS E JUSTIÇA DE GÊNERO.  No evento já está confirmada a presença da ex-senadora Heloisa Helena, do PSOL entre outros nomes importantes do cenário jurídico nacional e internacional.

O evento contará com a presença de ministros e autoridades internacionais do Direito e será realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no Auditório do Tropical Hotel Tambaú, cidade de João Pessoa.

Conforme Léo Vieira, o Fórum trará à cidade representantes da comunidade científica, nacional e internacional, autoridades públicas, ministros de Tribunais Superiores para, juntamente com a sociedade civil, debaterem e refletirem articuladamente sobre temas da mais alta relevância jurídica e social, como a desigualdade e violência de gênero, políticas públicas de desenvolvimento e saúde.

Já foram confirmadas as presenças do Ministro Ives Gandra Martins Filho – Conselheiro do CNJ. Ministro do TST.O Prof. Dr. OphirFilgueiras Cavalcante Júnior – Advogado e Presidente do Conselho Federal da OAB. É procurador do Estado do Pará e professor da UFPa, do qual se encontra licenciado para exercer o mandato na OAB. É mestre em Direito do Trabalho pela UFPa. A Profa. Dra. Claudia Dides – Coordenadora do Programa Inclusão Social e Gênero da FacultadLatinoamericana de CienciasSociales-sede Chile. Consultora da Organização Panamericana da Saúde, Fundo de População das Nações Unidas.

A Profa. Ma. Eveline Neri – Professora da UFPB. Mestra e doutoranda pela UFPB. Pesquisadora e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito da UFPB.AProfa. A Dra. Loreley Garcia – Professora na TempleUniversity (Filadelfia-EUA) e na UFPB. Mestra e Doutora pela USP. Pós-doutora pela Universidade da Califórnia – Berkeley. O Prof. Dr. Luciano Mariz Maia – Procurador Regional da República da 5ª Região. Professor da UFPB. Mestre pela Universityof London e doutor em Direito pela UFPE. O Prof. Dr. Eduardo Ramalho Rabenhorst – Diretor e Professor do Centro deCiências Jurídicas da UFPB. Mestre e doutor pelaUniversité de Strasbourg I, França. Fundador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito da UFPB.

O Conselheiro Adilson Gurgel de Castro – Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público. Professor da UFRN e Coordenador do curso de Direito da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX). Mestre em Direito pela UFSC e doutorando em Educação pela UFRN. A Profa. Ma. Tatyane Guimarães Oliveira – Professora da UFPB. Mestra em Direito pela UFPB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito da UFPB. A Profa. Ma. Raquel Moraes de Lima Mangabeira – Profa. Ma. da UFPB. Graduada em Psicologia e Direito. Mestra em Psicologia Social pela UFPB.

A Profa. Ma. Christiane Soares Carneiro Neri – Professora Ma. da Faculdade Maurício de Nassau. Mestra em Direito pela UFPB. O Prof. Dr. Sven Peterke-Professor Adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito na UFPB. Possui mestrado em Direito (1 Exame de Estado – Diplom-Jurist) pela Christian-Albrechts-Universitätzu Kiel (2000), Master in HumanitarianAssistance pela Ruhr-Universität Bochum (2001) e doutorado em Direito pela Ruhr-Universität Bochum (2005).

A Profa. Dra. Ana Cristina Santos – Investigadora do BirkbeckInstitute for Social Research da Universidade de Londres e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Socióloga e Doutora em Estudos de Gênero pela Universidade de Leeds, Reino Unido. A Profa. Dra. Mônica Lourdes Franch Gutiérrez – Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Geografia e História – Universidad de Barcelona (1992). Mestra em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Doutora em Antropologia pelo PPGSA-UFRJ. O Prof. Dr. Gustavo Raposo Pereira Feitosa – Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Univerdidade de Fortaleza. Mestre em Sociologia pela UFC e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Fortaleza.

A Ex – Senadora Heloísa Helena – Vereadora de Maceió. Foi senadora e presidente nacional do PSOL. Professora da UFAL.

“Essa á a primeira vez que conseguimos realizar um evento dessa magnitude na Paraíba”, comemorou Vieira.

Segundo o presidente Léo Vieira, o evento será destinado a estudantes, autoridades e sociedade civil que tenha o interesse no Direito, na Democracia e no Desenvolvimento das Políticas Públicas e justiça de Gênero.

Nos próximos dias o NAE-PB estará divulgando a lista de todos os convidados e autoridades que também já marcaram presença.