Fale Conosco

O encontro de hoje foi o segundo para que os parlamentares decidissem quais propostas iam ser indicadas para o Orçamento do ano que vem e para os próximos quatro anos dentro do Plano Plurianual. Escolhidos pela bancada paraibana para coordenarem os trabalhos, o Deputado Federal Manoel Junior trabalhou nos últimos dias ao lado do Senador Cassio Cunha Lima e demais parlamentares o que seria importante para o Estado. Ontem quem sentou-se a mesma mesa de hoje foi o Governador Ricardo Coutinho. Ele levou aos Deputados e Senadores da República as demandas estaduais. “Eu trabalho pelo povo paraibano e nesses momentos a gente precisa deixar de lado as diferenças políticas e pensar no bem maior que é o povo paraibano”, alegou Manoel Junior.   

Organizados, os Deputados Manoel Junior, Damião Feliciano, Hugo Motta, Nilda Gondim, Ruy Carneiro, Wellington Roberto, Wilson Filho, Efraim Filho, Romero Rodrigues e os Senadores Cícero Lucena, Vital do Rêgo e Cassio Cunha Lima encontraram consenso. Eles elegeram cinco emendas de bancada e seis emendas para atendimento prioritário dentro do PPA. No total as onze propostas de Bancada ao Plano Plurianual 2012-2015 devem alcançar em torno de 80 bilhões em obras estruturantes e fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida do povo paraibano. Entre as obras que poderão ser contempladas com os recursos federais estão: a ampliação e duplicação da BR – 230,  a inclusão do ramal paraibano no traçado da Ferrovia Nova Transnordestina, o novo Porto de águas profundas, o reforço da estrutura de “atracação” e construção de terminal turístico e de múltiplos usos no Porto de Cabedelo, além da ponte Cabedelo-Lucena e a construção de adutoras.  E ainda, a construção da Rodovia (PB 008) que vai de Cabedelo até Mataraca percorrendo todo o Litoral Norte, e a construção de contornos Rodoviários na BR 230. Na área de investimentos em educação, vale ressaltar, a expansão das Universidades Federais e a criação da Universidade do Sertão, além da expansão do Instituto Federal da Paraíba, o IFPB. Em termos obras destinadas ao incremento da economia no Estado, destaque para a construção do aeroporto inter-regional de Cargas e reestruturação dos principais aeroportos do Estado e também, as zonas de Processamento e Exportação (ZPE´s).

Na parte das emendas destinadas ao orçamento do ano que vem, a LOA, foram consenso todas as melhorias em infraestrutura para cidades paraibanas. Essas emendas serão 18: quinze de apropriação, ou seja, com recursos já existentes e três que podem ser remanejadas com a anuência dos Senadores. Entre as propostas para a LOA estão os investimentos em  infraestrutura urbana na área metropolitana (vias e drenagem), um Centro de Convenções para Campina Grande, investimentos na infraestrutura turística em João Pessoa, essa uma bandeira de Manoel Junior. E ainda, recursos para a infraestrutura turística em Patos, a ampliação da BR 230 e a melhoria do sistema viário em todo o Estado. “Essa não foi a primeira vez e nem será a última que a gente trabalhar pelo bem do povo Paraibano, nosso projeto é um só”, brinco o Coordenador da bancada paraibana, Deputado Manoel Junior.