Fale Conosco

Um vídeo com a participação de oito prefeitos de cidades brasileiras, sendo seis capitais, foi divulgado nesta segunda-feira (29) pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Na gravação, os gestores pedem “socorro internacional” para sustar o colapso sanitário e hospitalar vivido no país em razão da pandemia da Covid-19.

No vídeo que está legendado em inglês, os prefeitos solicitam ajuda de outras nações no que diz respeito a disponibilização de leitos, medicamentos, testagem gratuita, vacinas e oxigênio. Também é pedido amparo para as populações mais vulneráveis, que tendem a sofrer mais com a crise proeminente no Brasil.

Os prefeitos do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (MDB); de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PDT); de Florianópolis (SC), Gean Loureiro (DEM); de Salvador (BA), Bruno Reis (DEM); de Belém (PA), Edmilson Rodrigues (PSOL); de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT); de Caruaru (PE), Raquel Lyra (PSDB); e de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (PSDB) participam da ação, e ressaltam que estão unidos no combate ao coronavírus.

“O vírus se replica rapidamente, sofre mutações, a transmissão aumenta. É uma questão de tempo para mais variantes e mortes. Chegamos a uma fase crítica de ocupação de leitos de UTI. A falta de insumos em todos os municípios nos torna um grande epicentro da pandemia, com milhares de mortes por dia”, diz o texto da gravação.

Em outra parte do vídeo, os gestores falam da importância das medidas restritivas e da vacina para frear a disseminação do vírus. “Acreditamos na ciência e precisamos de mais vacinas. Precisamos começar agora a acelerar os programas de vacinação, aumentar as medidas antiaglomeração, punir informações falsas, reforçar as medidas preventivas (…) Somos nós, prefeitos, os responsáveis por vacinar a população dos nossos municípios. Por isso estamos unidos, pedindo socorro.”

O objetivo da FNP é divulgar, na mídia nacional e internacional, a iniciativa dos prefeitos empenhados no enfrentamento à Covid-19 no Brasil, amparados pela ciência.

Assista ao vídeo completo: