Fale Conosco

Dados apresentados pelo Núcleo de Análise Criminal e estatística (Nace) da Secretaria da Segurança da Defesa Social (Sesds) apontaram que, em uma semana de vigência do novo decreto decreto estadual que aplicou severas medidas restritivas para estimular o isolamento social com o propósito de frear o agravamento de casos da Covid-19 na Paraíba, 251 ocorrências e 32 prisões foram registrada por desrespeito aos protocolos sanitários.

Nesse período, também foram fiscalizados 166 estabelecimento, sendo 56 fechados após a constatação de descumprimento das normas estaduais.

Conforme o relatório do Nace, apenas no primeiro dia de fiscalização, foram efetuadas 86 ocorrências por desobediência ao isolamento social.

Do total de registro de casos, 80% aconteceram em João Pessoa, com 178 ocorrências, em seguida aparece Santa Rita com 30 casos e Patos com 26. Ainda de acordo com os dados da Segurança, os estabelecimentos mais fiscalizados foram bares e similares (64), lanchonetes (44), loja de conveniência (19) e restaurantes (13). 

A ação integrada comandada pela Sesds conta com a participação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agência Estadual de Vigilância Sanitária e Procon Estadual, entre outros órgãos.

O decreto de número 41.053, válido até o dia 10 de março, tem como sua principal determinação o toque de recolher das 22h às 5h nos municípios com bandeiras vermelha e laranja.