Fale Conosco

Na manhã desta sexta-feira (05), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, apresentou o novo Plano de Rastreamento Mamográfico da Capital. O planejamento consiste na busca ativa de mulheres na faixa etária de referência no combate ao câncer de mama, organizando o atendimento de acordo com o mês de aniversário, para assim evitar filas, longas esperas e aglomerações. O ato, que também marca o Dia Nacional da Mamografia, aconteceu no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) que, em breve, será um centro de referência em mastologia na Capital.

“Esse programa tem o simbolismo maior de fazer a prevenção para cuidar das mulheres, permitir que a doença seja diagnosticada no princípio e, a partir disso, oferecer o melhor tratamento. Ao cuidar da mulher estamos cuidando de uma família. Tenho certeza que contarei com o esforço, dedicação, carinho e amor de todos os que fazem este serviço para que possamos transformar João Pessoa em uma cidade em que todos os meses serão rosa”, declarou o prefeito. Durante a visita ao Hospital Santa Isabel, o gestor distribuiu rosas às mulheres presentes na solenidade.

A partir do novo plano, as mulheres residentes em João Pessoa com idade entre 40 e 70 anos serão convidadas a realizarem seus exames de mamografia de rastreamento contra o câncer de mama no mês de seu aniversário. O novo formato objetiva acabar com a formação de longas filas e aglomeração na realização do exame, fato comumente visto nos meses relacionados aos cuidados com a saúde da população feminina, como março, maio e, especialmente, outubro devido à campanha Outubro Rosa.

O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou que esteve no Hospital enquanto vereador e pode acompanhar até mesmo o sucateamento de alguns equipamentos. “Por isso, vir aqui realizar um compromisso de campanha é motivo de alegria. Pretendemos também reformar este hospital e voltar a funcionar para o seu fim, que é atender bem, fazer cirurgias e, agora, também ofertar este serviço à mulher”, afirmou.

Para garantir o atendimento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está realizando um levantamento de endereços e contatos telefônicos das mulheres residentes no município. O plano será colocado em prática assim que a verificação for concluída e o órgão tiver a disponibilidade de dados.

“O rastreamento é fundamental para a redução da mortalidade por câncer de mama, pois possibilita o tratamento precoce e menos invasivo para a mulher. Além disso, é primordial que a usuária da rede pública tenha acesso a uma mamografia de qualidade”, afirmou o secretário Municipal da Saúde, Fábio Rocha.

Nova coordenadoria – O prefeito Cícero Lucena ainda inaugurou a nova sala da coordenação de Saúde da Mulher da SMS. De acordo com a coordenadora, Joana Barros, o ato é um marco que simboliza um novo olhar para a saúde da mulher. “Ele começa pela preocupação com a mastologia e vai se ampliar para outras áreas, focando todos os aspectos da saúde feminina”, explicou.

Ainda estiveram presentes no evento os vereadores Odon Bezerra e Emano Santos, e os secretários municipais da Comunicação, Marcos Vinicius, e de Políticas Públicas para Mulheres, Nena Martins.