Fale Conosco

O PTB desfez nesta quarta-feira (21) bloco com o PSB e PC do B na Câmara dos Deputados. O partido tomou essa decisão porque PSB e PC do B votam, normalmente, alinhados com o governo Dilma Rousseff e o partido passou a votar contra o Planalto até que haja melhora na relação com os aliados.

Depois de romper com o PSB e PC do B, o PTB passou a formar bloco com o PSC, que aderiu à tese da obstrução dos projetos em votação na Câmara dos Deputados. Obstrução é um mecanismo usado pelos deputados para suspender votações de interesse do governo.

Um exemplo disso ocorreu nesta tarde, no plenário da Câmara. A maioria dos partidos, inclusive PMDB, PTB e PSC, obstruiu requerimento de votação da Lei Geral da Copa para adiar as discussões para a semana que vem.

Segundo o deputado Hugo Leal (PSC-RJ), os dois partidos não estão migrando para a oposição. Continuam na base aliada, mas votando sem compromisso com o governo Dilma.

“O PSC e PTB estão em obstrução até que as matérias em pauta sejam discutidas pelo conjunto dos parlamentares e, nas eleições municipais deste ano, sempre que possível, o bloco PSC/PTB será reproduzido com candidaturas próprias”, diz nota do bloco.

PTB e PSC somam 38 deputados: 21 petebistas e 17 socialistas-cristãos.

FOLHA