Notícias

Em campina, Secretaria de Educação divulga programação do I Seminário de Educação Integral

A Gerência de Educação Integral da Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande divulgou a programação do I Seminário de Educação Integral. O evento acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de Maio no Centro de Formação de Professores, no bairro das Malvinas, e em 14 escolas da Rede Municipal de Campina Grande, reunindo educadores de Campinas Grande e de outros seis municípios o interior da Paraíba. Toda a Rede Municipal de Educação de Campina Grande está convidada para o seminário.

A expectativa dos organizadores é reunir mais de 500 participantes, entre gestores escolares, professores, equipe técnica e familiares dos estudantes, integrando a comunidade escolar. O tema central da primeira edição do Seminário será “Educação Integral e Integralidade: desafios e perspectivas”. O objetivo é promover a reflexão e a troca de experiências relativas à implantação do currículo para a Educação em Tempo Integral e discutir os impactos desse modelo no processo de ensino e aprendizagem.

O I Seminário de Educação Integral é uma realizada da Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande e do Instituto Alpargatas, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com a Secretaria Estadual de Educação e as secretarias de educação dos municípios de Alagoa Nova, Bananeiras, Guarabira, Ingá, Mogeiro e Serra Redonda.

Toda a programação dos dias 4 e 5 acontecerá no Centro de Formação de Professores. A abertura será no dia 04 de maio, às 8h, com a palestra do professor Alfredo Carlos, de Minas Gerais, que vai abordar o tema “Educação Integral e Integralidade: desafios e perspectivas”.

A palestra seguinte será às 10h, com a Secretária de Educação de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, que vai discutir o tema “Financiamento e Educação Integral: rede que entrelaça saberes e fazeres”. À tarde, o professor Jorge Luiz, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), abordará o tema “Educação Integral: uma trajetória legal, conceitual e histórica”.

A programação do dia 05 de maio será dedicada aos relatos de experiências. Pela manhã, haverá a realização de uma mesa-redonda com relatos de experiências relativos à implantação da Educação em Tempo Integral em duas cidades de Pernambuco: Recife e Jaboatão dos Guararapes. À tarde, a mesa redonda será com os gestores duas Escolas da Rede Municipal de Campina Grande que já adotam o modelo da Educação Integral: Escola Municipal Leonardo Vitorino e Escola Municipal Maria Salomé.

No dia de encerramento do Seminário, a programação acontecerá simultaneamente em 14 escolas da Rede Municipal, com discussões de planejamento sobre a operacionalização e a estrutura de funcionamento das instituições para a implantação de ações que promovam a Educação Integral.