Fale Conosco

Superando a estimativa do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), o primeiro dia da campanha de vacinação de indígenas Potiguara contra a Covid-19 na Paraíba terminou com 626 pessoas vacinadas. O DSEI previa a imunização de 582 índios na segunda-feira (25), data do começo da campanha. A vacinação aconteceu em três polos do DSEI Potiguara, localizados em Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto. A expectativa para o órgão é vacinar todos os indígenas na Paraíba, em torno de 9 mil pessoas, em 10 dias.

Conforme Roberto Ortiz, coordenador do DSEI, todos os povos originários da Paraíba serão vacinados. Duas aldeias Tabajaras, localizadas no município do Conde, receberão a campanha de vacinação a partir do dia 1º de março.

Neste primeiro dia de vacinação, a Baía da Traição vacinou 86 pessoas, sendo que a expectativa era de 96 indígenas vacinados. Cerca de 89.5% pessoas da Terra Indígena Potiguara na cidade já foram imunizadas.

Já em Marcação, era esperado 123 vacinados e 97 pessoas receberam o imunizante. Um percentual de 78.8% de indígenas vacinados na cidade já foi atingido.

Em Rio Tinto, a estimativa para esta segunda-feira era de 363 vacinados e 443 pessoas foram imunizadas, superando a expectativa em 122%.

Ainda segundo o coordenador, de sexta-feira (22) até está segunda-feira (25) todos os 158 profissionais de saúde, contratados pelo DSEI que atendem povos originários na Paraíba, foram vacinados.

Marcação vai vacinar quase metade da população

Quase metade dos moradores do município de Marcação vai ser vacinada nesta primeira etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba. Isso será possível por que a maioria das vacinas destinadas ao munícipio, neste primeiro lote, serão utilizadas para a imunização dos índios da Terra Indígena Potiguara, que compõem quase 50% da população.

O primeiro indígena potiguara vacinado foi Genildo Avelar, de 44 anos. Ele é da Aldeia Carneira e faz parte do grupo de risco, sendo hipertenso e diabético. Genildo foi o segundo paraibano a ser vacinado contra a Covid-19, na solenidade que abriu a campanha de vacinação no estado, na última terça-feira (19).