Fale Conosco

Em pesquisa realizada pelo Instituto Data Qualyt, o deputado federal Efraim Filho (DEM) aparece liderando as intenções de votos dos paraibanos para a disputa por uma vaga no Senado Federal pelo estado da Paraíba, nas eleições que serão realizadas em 2022.

Segundo os dados apresentados nesta sexta-feira (12), Efraim Filho está em primeiro lugar na preferência do eleitorado, com 14,4%. Aguinaldo Ribeiro (PP) vem em segundo, com 10,1%; seguido por Ruy Carneiro (PSDB), que pontou 8,9%. O resultado mostra um empate técnico entre os três, já que a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos para mais ou para menos.

Outros políticos também pontuaram, são eles: Frei Anastácio (3,3%) e Wellington Roberto (2,7%). Brancos e nulos somaram 18,4% e não souberam responder, 42,2%. Em 2022, a Paraíba elegerá apenas um senador.

Esta foi a primeira pesquisa feita na Paraíba com vistas ao pleito do próximo ano.

Efraim Filho, político melhor posicionado na consulta, ressaltou que o resultado reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido por ele na Câmara Federal e que tem conquistado a confiança dos paraibanos. Apesar disso, ele entende que não é momento para comemorar e que ainda há um longo caminho a ser trilhado.

“Acho que ainda é cedo para comemorar, mas mostra que estamos no rumo certo. O trabalho que a gente vem desenvolvendo, buscando obras, ações para Paraíba, defendendo nosso estado, tem repercutido bem e recebido a confiança da população”, comentou.

O parlamentar acrescenta que está focado em seu trabalho na Câmara, mas que o Senado não está descartado. “2021 o foco é no trabalho e na agenda que interessa ao Brasil, especialmente saúde, vacinação para todos os brasileiros é prioridade, e economia com a retomada do crescimento. Eleições vamos tratar em 2022. Agora, coragem para enfrentar o desafio eu tenho. Temos trabalhado pra isso e vamos conversando com o grupo”, disse Efraim.

Metodologia da Pesquisa

A Data Qualyt ouviu 601 eleitores, entre os 5 e 9 de fevereiro, com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança. A margem de erro estimada é de 4,0 pontos percentuais sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Aleatoriamente, foram selecionadas 65 cidades, de tamanho proporcional, visando abranger toda a cobertura geográfica do Estado da Paraíba distribuídos em 4 regiões.